Mais de 13 mil estudantes fazem o SSA 3, vestibular seriado da UPE, nestes domingo e segunda-feira

Prédios abrem às 7h e fecham às 8h. As provas começarão às 8h15. Nos dois dias, são 4h30 de avaliação. O exame acabará às 12h45
Margarida Azevedo
Publicado em 04/12/2022 às 6:00
Murilo Berg, 18 anos, aluno da Erem Professor Ernesto Silva, que fica em Rio Doce, Olinda, fará o SSA 3 de olho numa vaga de enfermagem Foto: Acervo pessoal


Para 13.159 estudantes, hoje e amanhã são dias de encarar mais provas com o objetivo de conquistar uma vaga no ensino superior, desta vez na Universidade de Pernambuco (UPE). Eles estão inscritos na terceira e última etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA). São os alunos que começaram o ensino médio justamente no primeiro ano da pandemia de covid-19, em 2020. Agora vão concluir a educação básica e a seleção da universidade.

No vestibular seriado, o estudante realiza provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio, mas só concorre a vagas no último ano. Na disputa estão 1.800 vagas em 54 cursos de graduação. Desse total, 30% são reservadas para egressos de escolas públicas. O listão sairá até dia 23 de fevereiro.

As provas serão aplicadas nas cidades de Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Surubim. Haverá reforço em 12 linhas de ônibus para atender os feras que farão provas nos 14 prédios da capital.

É muito importante ficar atento ao horário de abertura e fechamento dos portões. A recomendação da comissão do vestibular é que os candidatos estejam nos locais de provas às 7h, quando os portões serão abertos. A entrada é permitida até 8h. As provas começarão às 8h15. Nos dois dias, são 4h30 de avaliação. Pode sair a partir das 11h15 e o exame acaba às 12h45.

Hoje tem redação, português (12 questões), matemática (12 questões), língua estrangeira (inglês ou espanhol, com 10 quesitos) e filosofia (8 quesitos). Amanhã haverá testes de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. Somente sociologia terá 8 questões. As demais são com 10 quesitos cada.

Na próxima semana, nos dias 11 e 12 de dezembro, serão os alunos do 1º e 2º ano do ensino médio que farão as provas do SSA 1 e SSA 2. Para esses, o cartão de inscrição já pode ser impresso na página do processo seletivo.

Fera de enfermagem, o estudante Murilo Berg, 18 anos, é daqueles que deixa tudo organizado com antecedência. "Fico ansioso na véspera e prefiro deixar documento e canetas separados. Mas estou confiante, me preparei o ano todo e tive boas notas no SSA 1 e no SSA 2", conta o vestibulando, aluno da Erem Professor Ernesto Silva, que fica em Rio Doce, Olinda.

Murilo fará as provas no Ginásio Pernambucano, na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, área central do Recife. Vale lembrar que tem outra escola com o mesmo nome e que fica na Rua da Aurora, também em Santo Amaro. Mas as provas do SSA 3 serão no colégio da Cabugá.

VANTAGENS DO SERIADO

Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. E a cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá para o aluno investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.

Outro aspecto positivo é que o vestibulando concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele, já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano.

"Acho o vestibular seriado muito mais prático que o Enem pois não sobrecarrega tanto. A gente faz prova três vezes e com menos assuntos", comenta Murilo. Com a nota do Enem, ele planeja concorrer a uma vaga na UFPE no curso de licenciatura em química. Ele já foi aprovado no curso técnico de química no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

REGRAS DO SSA 3

Além do horário, é fundamental ficar atento às regras. A partir desse ano, está liberado levar telefone celular para os locais de provas. Porém os candidatos deverão deixar o aparelho desligado dentro de um porta objetos que será fornecido pelos fiscais.

A apresentação do cartão de inscrição é obrigatória, assim como documento de identidade original com foto. A novidade é que os cartões de inscrição podem ser levados no formato digital.

Caso o candidato não apresente documento de identidade original por motivo de perda, furto ou roubo deverá estar de posse do registro da ocorrência em órgão policial expedido até 30 dias antes da data da prova.

Em relação ao uso de máscaras de proteção contra a covid-19, não será obrigatório. A comissão do vestibular da UPE informa que embora não seja exigido, recomenda o uso da proteção.

TAGS
Educação SSA 3 vestibular seriado
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory