O segundo e último dia de provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3, da Universidade de Pernambuco (UPE), acontece nesta segunda-feira (05) com a aplicação das provas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia.
Os horários são os mesmos: abertura dos portões às 7h e fechamento às 8h, com início da seleção às 8h15. Pode sair a partir das 11h15 e as provas acabarão às 12h45.
Neste domingo, primeiro dia do exame, os candidatos fizeram testes de redação, matemática, português, língua estrangeira (inglês ou espanhol e filosofia.
Havia 13.162 inscritos. No primeiro dia, a abstenção ficou em 13,47%. Significa que 1.773 estudantes não compareceram. O índice é um pouco menor que o registrado ano passado. Em 2021, neste mesmo dia, o percentual de faltas foi de 14,97%.
Houve a eliminação de dois candidatos, um no Recife e outro em Surubim, porque o celular deles tocou na hora das provas. Os feras podem levar telefone, mas o aparelho deve ficar desligado durante o exame.
Os gabaritos preliminares de todas as provas só serão divulgados pela comissão do vestibular às 14h30 desta segunda-feira (05). Já o listão dos aprovados está previsto para ser liberado até 23 de fevereiro.
"O primeiro dia de provas foi muito tranquilo. Para o segundo dia, os candidatos devem ficar atentos ao trânsito. Sugiro sair mais cedo de casa", diz o presidente da comissão de vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins.
O tema da redação deste ano foi "Fato, fake news, manipulação de dados e receptividade do conhecimento científico: como funcionam a informação e a comunicação na sociedade moderna?"
Já o teste de português trouxe textos de Carlos Drummond, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Adélia Prado, Chico Buarque e Cecília Meireles. O centenário da Semana de Arte Moderna, celebrado esse ano, foi contemplado. Também apareceram reproduções de telas de Picasso, Portinari e Tarsila do Amaral.
A professora Fernanda Bérgamo elogiou o tema da redação. Ela acredita que a maioria dos candidatos não terá dificuldade em escrever a dissertação. Nas redes sociais da universidades, internautas também comentaram que gostaram do tema.
"O tema parece complexo, mas não é. O estudante está mergulhado, durante todo o seu ensino médio, nas informações contraditórias a respeito do valor das vacinas e da credibilidade dos resultados das urnas eletrônicas. Os mais bem informados têm repertório vasto para defender suas opiniões e responder com propriedade à pergunta temática", diz Bérgamo.
O método de ensino de redação criado por ela será usado pelo Colégio Saber Viver, em 2023, quando a escola passará a ofertar turmas do ensino médio
"É interessante lembrar que, em 2018, o Enem colocou como proposta temática a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, tema bastante discutido de lá para cá nas salas de aula, o que, com certeza, ajudou o estudante a refletir", destaca a professora de redação.
"O candidato deve ser capaz de relacionar os seus conhecimentos sobre fato, fake news, manipulação de dados e receptividade de conhecimento científico para responder à pergunta do tema: “como funcionam a informação e a comunicação na sociedade moderna?”, afirma Bérgamo.
A professora ressalta ainda que os textos de apoio foram "muito esclarecedores para que o aluno do terceiro ano conseguisse compreender a relação de todos os elementos da proposta."
Somente são corrigidas as redações dos candidatos que não passarem do ponto de corte. Segundo Ernani Martins, este mês ainda será realizada a correção das provas objetivas. Como o processo é feito por meio de leitura ótica, é mais rápido.
"A correção das redações do SSA 3 só será feita em janeiro. Faremos com calma pois esse mês ainda temos a aplicação das provas do SSA 1 e SSA 2, no próximo fim de semana. E a correção das provas da seleção das escolas de aplicação", explica Ernani.
Uma equipe de 50 professores faz a correção dos textos dos candidatos. Cada dissertação passa por um corretor e dois revisores. "Se houver uma discrepância maior de 2 pontos na avaliação do corretor e do revisor, o texto é submetido a uma revisão pedagógica", informa o presidente da comissão do vestibular.