Estudantes que planejam participar da primeira edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem ficar atentos a três informações essenciais. A primeira é que o cronograma de inscrições foi antecipado. A segunda é que o período para se inscrever será maior - em outras edições, durava somente quatro dias. Desta vez serão nove dias.
A terceira e bem importante: as inscrições acontecerão durante o Carnaval, portanto os vestibulandos terão que dividir a folia com o monitoramento da inscrições no sistema de seleção, uma vez que as notas de corte são divulgadas diariamente pelo Ministério da Educação.
O novo prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023. O resultado, ou seja, o listão dos aprovados, será divulgado em 28 de fevereiro. Anteriormente, o MEC havia estipulado inscrições de 28 de fevereiro a 3 de março, com resultado em 7 de março.
O Carnaval será de 18 (Sábado de Zé Pereira) a 21 de fevereiro. A Quarta-feira de Cinzas cairá no dia 22 de fevereiro. Significa que o Sisu começará na quinta-feira da semana pré-carnavalesca (16 de fevereiro) e acabará dois dias depois da Quarta-feira de Cinzas, na sexta-feira 24 de fevereiro.
O anúncio das novas datas foi feito pelo MEC na antevéspera do Natal, na última sexta-feira, 23 de dezembro. O ministério também alterou as datas do Prouni e do Fies.
As inscrições para o Prouni serão de 28 de fevereiro a 3 de março. No Fies as inscrições acontecerão de 7 a 10 de março. Em ambos os processos o candidato só participa com a nota do Enem.
Qualquer pessoa que fez o Enem neste ano de 2021 pode participar do Sisu, desde que não tire zero na prova de redação. Apesar de o MEC ter antecipado as inscrições do Sisu, manteve a data de divulgação das notas individuais do Enem: 13 de fevereiro.
É com a média geral do Enem (a soma das quatro provas objetivas e da redação) que o estudante acessa a página do Sisu e se inscreve.
Caso o MEC mantenha as regras dos processos anteriores - o edital com o detalhamento do Sisu 2023 ainda não saiu - o candidato escolhe até dois cursos para concorrer. Pode ser na mesma universidade ou não. E pode ser a mesma graduação ou diferente.
A partir do segundo dia de inscrições, até o último, o MEC informa, ums vez ao dia, a nota de corte de cada curso e a posição do estudante conforme sua inscrição. Assim o vestibulando tem ideia das chances de ser aprovado ou não. Ele pode modificar as escolhas quantas vezes quiser. Quando o sistema fechar, valerá a última inscrição.
O Sisu é realizado duas vezes ao ano. As universidades disponibilizam suas vagas e o MEC reúne todas em uma plataforma digital. Ainda não foi informado pelo MEC o total de vagas para a primeira edição do Sisu 2023, mas as instituições de ensino separadamente já disponibilizaram a quantidade de vagas que vão oferecer.
Quem deseja ingressar em todas as universidades e institutos públicos de Pernambuco tem que obrigatoriamente participar do Sisu pois as sete instituições do Estado colocam suas vagas de graduações no sistema: UFPE, UFRPE, UFAPE, Univasf, UPE, IFPE e IF Sertão.
Serão 15.699 vagas ofertadas por essas sete instituições na primeira edição do Sisu 2023, conforme os termos de adesão delas.
A que tem mais vagas em Pernambuco é a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Serão 7.012 vagas em 105 graduações, sendo 5.522 vagas para o câmpus Recife, 430 vagas para Vitória de Santo Antão e 1.060 vagas para Caruaru.
A segunda com mais vagas no Sisu é a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com 3.820 vagas, das quais 1.910 vagas de ampla concorrência e 1.910 para cotistas em 61 cursos. A Rural tem câmpus no Recife, Serra Talhada, Belo Jardim e Cabo de Santo Agostinho.
A Universidade de Pernambuco (UPE) terá 1.800 vagas no Sisu distribuídas em 23 cursos. São 1.244 vagas para ampla concorrência e 556 para cotistas.
Veja, abaixo, a distribuição das vagas no Sisu por instituição de ensino de Pernambuco. Tem também o link para o termo de adesão ao Sisu de cada universidade ou instituto.
Ao acessar o termo de adesão, é possível saber os cursos ofertados, em qual cidade, o número de vagas, pesos adotados no Sisu e ponto de corte.
1.610 vagas, sendo 805 para ampla concorrência e 805 para cotas
38 cursos
câmpus em PE: Salgueiro e Petrolina
BA: Juazeiro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim
PI: São Raimundo Nonato
Termo de adesão da Univasf, clique aqui
560 vagas, sendo 280 para ampla concorrência e 280 para cotas
11 cursos
câmpus em Garanhuns
Termo de adesão da UFAPE, clique aqui
465 vagas, sendo 185 para ampla concorrência e 280 para cotas
12 cursos
câmpus no Recife e em Pesqueira
Termo de adesão do IFPE, clique aqui
432 vagas, sendo 199 para ampla concorrência, 14 para ações afirmativas e 219 para cotas
14 cursos
câmpus em Floresta, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada
Termo de adesão do IF Sertão de Pernambuco, clique aqui
1.800 vagas, sendo 1.244 para ampla concorrência e 556 para cotas
69 cursos
câmpus em Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Surubim, Salgueiro, Serra Talhada, Ouricuri, Arcoverde e Petrolina
Termo de adesão da UPE, clique aqui
3.820 vagas, sendo 1.910 para ampla concorrência e 1.910 para cotas
63 cursos
câmpus no Recife, Cabo de Santo Agostinho, Serra Talhada e Belo Jardim
termo de adesão da UFRPE, clique aqui
7.012 vagas, sendo 3.500 para ampla concorrência e 3.512 para cotas
105 cursos
câmpus no Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru
Termo de adesão da UFPE, clique aqui