CONCURSO DA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO: o que diz a nova secretária sobre a convocação dos professores aprovados
Concurso foi realizado semestre passado. Teve 45 mil candidatos, dos quais 2.907 professores foram aprovados. Homologação do certame saiu em dezembro
Na educação de Pernambuco, uma das ações mais aguardadas neste início de gestão da governadora Raquel Lyra é a convocação dos 2.907 professores aprovados no concurso público realizado semestre passado. O certame teve 45 mil candidatos. A homologação do resultado, com a lista final dos classificados, foi publicada no Diário Oficial do Estado de 12 de dezembro.
Questionada se vai pleitear logo a convocação dos aprovados junto à governadora ainda neste mês de janeiro, a secretária estadual de Educação, Ivaneide Dantas, não deu certeza de quando fará isso.
Ela tomou posse do cargo na manhã desta segunda-feira (02), juntamente com outros 26 secretários, no Palácio do Campo das Princesas, sede do Poder Executivo estadual que fica no Centro do Recife.
"Estamos fazendo levantamento da real necessidade, o dimensionamento do pessoal, estamos centrado nisso. Teremos em poucos dias essa realidade para daí decidir como será a convocação dos concursados", afirmou Ivaneide Dantas logo depois da posse.
- CONCURSO PARA PROFESSOR NO RECIFE: edital ficará para o início de 2023, afirma prefeito João Campos
- EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO: convocação dos aprovados no concurso de professor da UPE será mais uma demanda para Raquel Lyra
- CONCURSO EDUCAÇÃO PERNAMBUCO: veja vagas, datas das provas e valor da inscrição do novo concurso para professor de música e educação especial
O ano letivo de 2023 começa no dia 1º de fevereiro para os docentes, com o planejamento das atividades pedagógicas. Mas para os estudantes as aulas terão início em 2 de fevereiro.
A rede estadual de ensino tem 1.059 escolas, 534 mil estudantes e 43 mil profissionais, dos quais 36 mil são professores, entre efetivos e temporários.
Durante debate sobre o balanço da educação na gestão do PSB na última semana de dezembro, realizado pela Rádio Jornal, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, cobrou a convocação dos concursados.
Há um movimento também de candidatos para que o atual governo chame os aprovados no cadastro reserva. O número de professores lecionando com contratos temporários na rede estadual é alto: são 19 mil efetivos e 17 mil temporários.
CONCURSO DA UPE
Outra demanda da educação é a convocação dos professores aprovados no concurso público para docentes da Universidade de Pernambuco (UPE). O resultado do certame foi homologado semana passada.
Foram abertas 202 vagas para professor universitário. Segundo a UPE, não houve aprovados em 17 vagas. A recomposição do quadro docente da universidade é uma ação urgente. Atualmente há 1.078 professores e 4.565 servidores na universidade.