Acontece na próxima semana, terça e quarta-feira (dias 10 e 11), a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. As provas serão feitas por candidatos que tiveram problemas logísticos no Enem realizado ano passado ou pelos que estavam com doenças infectocontagiosas em 13 e 20 de novembro.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, os testes vão ser respondidos por 3.251 participantes. Desse total, 222 são estudantes que realizarão o Enem em Pernambuco. O órgão não informou em quais cidades do Estado haverá a avaliação.
Nessas mesmas datas ocorre o Enem PPL, voltado para candidatos privados de liberdade ou que estão sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. As provas serão as mesmas. A diferença é que vão ser aplicadas dentro das unidades prisionais e socioeducativas.
No total, o Inep registrou 71.614 inscrições para o Enem PPL 2022. Em Pernambuco são 2.154 candidatos.
No dia 10 de janeiro haverá provas de redação, ciências humanas e linguagens, com 5h30 de duração. No dia 11 os testes são de matemática e ciências da natureza, com 5h de duração. Cada teste objetivo tem 45 questões.
No País, entre os que farão o exame, estão participantes que moram ou realizariam as provas em Jacarezinho, bairro na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Eles foram prejudicados, em novembro, por causa de tiroteios e ações policiais. A aplicação para esses vestibulandos atende uma determinação da Justiça.
As notas individuais do Enem serão divulgadas pelo Inep no dia 13 de fevereiro, na Página do Participante. O exame teve 3,4 milhões de inscritos, com abstenção de 32,4%.
O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.
O espelho da redação, com os detalhes das correção dessa prova, será divulgado apenas em abril, conforme o Inep. Também nesse mês será liberado o resultado dos participantes treineiros, ou seja, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos
De acordo com o Inep, a edição do Enem deste ano ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro. As inscrições serão de 8 a 19 de maio.
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, os candidatos não podem ter tirado zero na prova de redação. O Sisu geralmente tem duas edições no ano. De Pernambuco, participam as quatro universidades federais - UFPE, UFRPE, UFAPE e Univasf - e a estadual UPE. Também os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão
Programa Universidade para Todos (Prouni)
Programa do governo federal que oferece bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior para jovens que estudaram em escola pública. As bolsas podem ser integrais ou parciais (50% da mensalidade). É preciso também não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas objetivas.
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por faculdades privadas. O candidato tem que no Enem obter média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e não zerar a redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.
Vestibulares em faculdades particulares
A maioria das faculdades privadas usa a nota do Enem em seus processos seletivos. As regras dependem de cada instituição
Graduação em Portugal
O Inep tem convênio com mais de 50 instituições de ensino em Portugal. Cada universidade define as regras e os pesos para uso das notas
Quem deseja ingressar em todas as universidades e institutos públicos de Pernambuco tem que obrigatoriamente participar do Sisu pois as sete instituições do Estado disponibilizam suas vagas de graduações no sistema: UFPE, UFRPE, UFAPE, Univasf, UPE, IFPE e IF Sertão.
Serão 15.699 vagas ofertadas pelas sete instituições na primeira edição do Sisu 2023, conforme os termos de adesão delas.
As inscrições serão de 16 a 24 de fevereiro. O resultado, ou seja, o listão dos aprovados, será divulgado em 28 de fevereiro.