A Universidade de Pernambuco (UPE) conseguiu, nesta terça-feira (28), decisão favorável à manutenção da aplicação de bônus de inclusão regional às notas de estudantes pernambucanos que disputaram vagas nos cursos de Direito, Medicina e Odontologia no Recife, Agreste e Sertão do Estado, por meio do Sisu 2023.
A UPE foi alvo de uma ação civil pública que pedia a desconsideração da aplicação do bônus por mesorregião do Estado. Em primeira instância, ficou decidido liminarmente a suspensão do bônus para todos os candidatos aos referido cursos que aplicam a bonificação na composição da nota do Enem.
"A Universidade de Pernambuco informa que o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através de decisão do Desembargador Jorge Américo P. de Lira, foi favorável à manutenção do bônus como critério de inclusão regional no Processo de Ingresso da UPE via Sisu, para estudantes que optaram pelos cursos de direito, odontologia e medicina", informou a universidade no início da tarde desta terça-feira (28), horas após a divulgação do resultado da seleção.
Com a decisão do desembargador, volta a valer a aplicação do bônus de 10% no Enem apenas para os cursos de Medicina, Direito e Odontologia, para as graduações ministradas no Recife, podendo ser requerido por qualquer jovem que estudou e mora na capital, na Região Metropolitana ou na Zona da Mata.
Em Garanhuns, onde a UPE tem curso de Medicina, o bônus é concedido a quem estudou e reside no Agreste do Estado.
Para medicina de Serra Talhada e os cursos de Odontologia e Direito ofertados em Arcoverde, a UPE destina a bonificação aos jovens que fizeram o ensino médio no Sertão pernambucano e residem na região.
Vale ressaltar que a retomada da aplicação do bônus não altera os resultados já divulgados pelo Sisu, que apesar da decisão judicial que havia suspendido a medida, contabilizou a bonificação nas notas.
Vagas com bônus na UPE
Ao todo, a UPE oferecia as seguintes vagas com bônus:
Direito: 17 vagas de ampla concorrência com bônus de 10% (Arcoverde); 17 vagas de ampla concorrência com 10% de bônus (Recife).
Medicina: 52 vagas de ampla concorrência com 10% de bônus (Recife); 14 vagas de ampla concorrência com 10% de bônus (Garanhuns); 7 vagas de ampla concorrência com 10% de bônus (Serra Talhada)
Odontologia: 35 vagas de ampla concorrência com 10% de bônus (Camaragibe); 7 vagas de ampla concorrência com 10% de bônus (Arcoverde).
O candidato deverá acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e realizar o login com seus dados, feito isso, terá acesso ao seu resultado.
Os resultados também podem ser consultados através do boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC.