A Universidade de Pernambuco (UPE) aplicará um novo regime de cotas para o processo seletivo de 2024. Por unanimidade, o Conselho Universitário (Consun) aprovou por unanimidade a ampliação do sistema de cotas da universidade.
Com as alterações, partir de 2024 a instituição reservará 40% das vagas para serem ocupadas por estudantes egressos de escolas públicas estaduais, municipais ou federais que tenham cursado integral, exclusiva e regularmente os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e todos os anos do Ensino Médio, comprovado no ato da matrícula.
Com o novo percentual, as vagas serão divididas em 20% para estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário, devendo essa condição ser comprovada no ato da matrícula. Outros 20% destinam-se aos estudantes com qualquer renda per capita.
O novo percentual do sistema de cotas será aplicado no próximo processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade de Pernambuco, que será coordenado pela Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos (CPCA). A UPE possui cursos em diferentes áreas do conhecimento, em todas as regiões do Estado de Pernambuco, sendo todos impactados pela nova política da instituição.
“A UPE apresentou diferentes avanços nos últimos anos. Constata-se crescimento nos indicadores de qualidade, no número de oferta de cursos e vagas na graduação e pós-graduação, do mesmo modo, destaque nos projetos de pesquisa e inovação. Sendo assim, também buscamos avançar no diálogo sobre a ampliação das políticas pública de ingresso na instituição, para que assim possamos ter uma universidade socialmente inclusiva”, destacou o Pró-reitor de graduação, Prof. Ernani Martins.
Até o último processo seletivo, para ingresso em 2023, a cota oferecida pela UPE foi de 30% (trinta por cento). Em cada curso oferecido pela UPE no Processo de Ingresso na Universidade de Pernambuco, serão reservadas 30% das vagas para estudantes que tenham cursado integral, exclusiva e regularmente os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e todo o Ensino Médio em escolas da rede pública pública federal, estadual ou municipal, sendo 15% destinado a critério de renda de até 1,5 salário.
“A questão foi amplamente debatida com representantes da comunidade acadêmica, docentes, estudantes e técnicos, com análise dos impactos para a instituição. A demanda atende parte das reivindicações de diferentes movimentos sociais e da universidade, como uma ação que amplia o acesso ao ensino superior. No entanto, ainda precisamos avançar em questões sobre acessibilidade e inclusão”, destacou a Reitora da instituição, Profª. Maria do Socorro Cavalcanti.
No processo seletivo de 2023, 74% das inscrições feitas foram para o sistema de cotas. No sistema de cotas, o curso mais disputado foi o curso de Medicina do Campus Serra Talhada com 39 feras concorrendo a uma vaga, seguido do curso de Administração no Campus Caruaru com 32,50 candidatos por vaga. Em terceiro lugar foi o curso de Enfermagem do Campus Petrolina, com 29 candidatos por vaga.
Para o ano passado, 13.159 candidatos se inscreveram para a terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), concorrendo a 3.600 vagas, sendo 1.800 no SSA e 1.800 no Sisu, de 54 cursos de graduação nos 11 campi da UPE, distribuídas nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.