Por mais uma vez, a secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco altera o cronograma que havia divulgado para seleção dos novos gerentes regionais de educação. Num primeiro momento, a pasta havia alegado problema com um ataque hacker para alterar o cronograma. Com o problema ainda sem ser resolvido, o calendário de divulgação do resultado da seleção foi alterado mais uma vez.
Após sofrer um ataque hacker na reta final do período de inscrições, a secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) divulgou um novo cronograma da seleção para gerentes regionais de Educação. Aberto no fim do mês de março, o processo seletivo teria o resultado publicado até a terça-feira, dia 16 de maio, mas teve o calendário ampliado. A nova previsão da SEE, até então, era divulgar o resultado da seleção no dia 23 de junho. Data que também foi alterada.
O que mudou no cronograma da seleção da educação
O resultado final da seleção, que seria conhecido até esta sexta-feira, 23 de junho de 2023, agora será publicado até o dia 30 de junho de 2023, no site www.educacao.pe.gov.br.
A seleção, que encerrou as inscrições na segunda-feira 15 de maio, visa ao preenchimento de 16 vagas distribuídas pelo Estado.
O processo conta com duas etapas: uma avaliação curricular (titulação e experiência profissional) e entrevista e apresentação do projeto de atuação profissional (plano de trabalho para os primeiros 30 dias de gestão e esboço do plano de gestão para o biênio subsequente).
O gerente regional de educação, além de outras atribuições, fica responsável por planejar ações estratégicas para o alcance das metas pactuadas a partir dos indicadores educacionais em consonância com as diretrizes e política estadual e nacional de educação, bem como promover a coordenação e implantação da política educacional do estado no âmbito da sua jurisdição, com ênfase na melhoria da gestão da rede e da qualidade e da aprendizagem do aluno.
O que aconteceu para o adiamento da seleção
Em nota, a pasta já disse que 'ainda não é possível precisar os riscos e consequências aos titulares dos dados', mas também afirmou que até o momento não há indícios técnicos que comprovem vazamento dos dados'. A perda de informações já foi confirmada, mas o tipo de ataque sofrido e as movitações ainda não vieram a público.
Até então, a SEE não retomou todas os serviços disponibilizados em seu site e também não informou uma previsão para normalização da situação.