Para fortalecer capacidades de liderança e ativismo entre a população jovem, com foco na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, o governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) abriram o edital para participação do Programa Embaixadores da Juventude.
O trabalho ocorre por meio de atividades de capacitação, exercícios de liderança, desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais e estímulo ao debate inclusivo e produtivo.
A iniciativa é resultado de uma parceria viabilizada pelo Programa de Prevenção ao Crime e à Violência de Pernambuco, que envolve, além do Governo de Pernambuco e UNODC, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Instituto Igarapé.
“Acreditamos no potencial da juventude pernambucana e sabemos do que ela é capaz se tiver os incentivos adequados. Estamos fazendo a nossa parte para que haja uma mudança social profunda no nosso estado e isso passa pela atenção aos mais jovens. Ter a parceria das Nações Unidas fortalece ainda mais nossas ações”, afirma a secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carolina Cabral.
Para participar do programa, serão selecionados 25 jovens, entre 18 e 25 anos, de nacionalidade brasileira, natos ou naturalizados, que tenham tido contato com o Ensino Médio (concluído, cursando ou com matrícula trancada), com renda per capita do grupo familiar de até três salários-mínimos e que residam em Pernambuco.
Segundo a secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e a Violência, Mariana Rodrigues, o programa aproxima a juventude pernambucana dos conceitos e práticas relativos a temas como paz e justiça, igualdade de gênero, erradicação da pobreza, empreendedorismo, meio ambiente, saúde e bem-estar.
“Além de compor a Rede de Embaixadoras e Embaixadores da Juventude, podendo atuar como porta-vozes em espaços nacionais e internacionais, os jovens serão absorvidos pelo governo do Estado como interlocutores principais das políticas de prevenção à violência, promovendo juntos a mudança social em nossos territórios”.
O curso de formação do programa Embaixadores da Juventude será promovido de 14 a 17 de setembro de 2023, das 9h às 17h, no Recife, contando com cinco módulos. Por meio deles, os participantes terão a oportunidade de explorar o mundo das relações internacionais e discutir diversos temas, como direitos humanos, erradicação da pobreza e sustentabilidade.
“A iniciativa dos Embaixadores da Juventude foi criada para colocar o jovem no centro da Agenda 2030. Implementar essa edição em Pernambuco representa uma grande oportunidade de conectar a realidade das juventudes pernambucanas com a perspectiva global dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, numa perspectiva que valoriza a diversidade e a busca de respostas coletivas para problemas atuais, sem deixar ninguém para trás”, destaca Nivio Nascimento, coordenador da Unidade de Estado de Direito do UNODC Brasil.
O prazo de inscrições vai até seis de agosto. O edital está disponível no link bit.ly/EmbaixadoresPE6.