‘Se o mundo superou vários desafios, por que o sexismo continua dominante?”. Essa foi a proposta do tema da redação da terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA3) da Universidade de Pernambuco (UPE), realizada nesse domingo (19).
De acordo com o texto de apoio, “sexismo é um dos problemas de discriminação de gênero mais vividos nas casas, nos ambientes profissionais, nos espaços públicos e privados”. Para a professora de redação Fernanda Bérgamo, cujo método é aplicado no Colégio Saber Viver, os temas abordados tanto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quanto no SSA3, ficam cada vez mais parecidos.
“O SSA tinha um perfil de apresentação de tema com subjetividade, eram temas que o aluno precisava interpretar antes para compreender totalmente a proposta, e depois levá-lo de uma forma objetiva”, explica.
No caso da prova do sistema seriado da UPE, como há poucos textos de apoio, isso exige que o aluno entenda o tema mais fielmente. “Diferentemente do Enem, que tem vários textos de apoio que encaminham para uma compreensão mais clara, o SSA coloca um texto de apoio pequeno e uma imagem, como fez desta vez. Então é importante observar que a banca elaboradora começa a seguir esse perfil”, disse a docente.
No Enem 2023, o tema da redação foi ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Os candidatos que realizaram o exame acabaram se conectando com textos e informações que poderiam ter sido aplicados na redação do SSA, desde que tenham se centrado na superação dos desafios propostos.
"O tema do seriado dialoga com o tema do Enem completamente, colocando a mulher como foco. A temática da UPE traz uma pequena diferença porque ela vem posicionada em forma de pergunta, e a mulher no centro de várias discussões que envolvem os direitos garantidos na constituição. O texto de apoio era curto, mas esclarecedor, e as imagens também fazia o aluno refletir sobre uma mulher sobrecarregada", avaliou a professora.
Atenção ao ler o edital
Um ponto fundamental destacado pela professora de redação Fenanda Bérgamo, é com relação a leitura do edital. Muito antes de pensar sobre qual será o tema da redação, os candidatos precisam ler o edital da prova que será feita com muita atenção, para entender as particularidades de correção do gênero dissertativo argumentativo.
“O Enem, por exemplo, ele não pede o título obrigatoriamente, o aluno coloca se quiser. Mas no caso do SSA3, embora a folha deixe claro que tem que preencher o título e um espaço específico para ele, fica claro que o candidato precisa colocar o título e a ausência dele penaliza, há desconto na nota”, explica Fernanda Bérgamo.
Segundo dia do SSA3 será no próximo domingo (26)
No próximo domingo (26), os inscritos na terceira fase do SSA3 vão responder a 58 questões distribuídas entre as disciplinas de Biologia, Química, Física, História, Geografia e Sociologia. Segundo a UPE, somente Sociologia terá oito questões, as demais disciplinas são com dez quesitos cada.
A previsão para divulgação dos candidatos classificados que realizaram a terceira fase do SSA é até o dia 20 de fevereiro de 2024. Na mesma data também está prevista a publicação do Edital de Matrícula.
Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.