A aula magna sobre o projeto Ser Mulher, que oferta bolsas de graduação 100% gratuitas para mulheres vítimas de violência doméstica, será realizada nesta terça-feira (28), das 19h às 21h. O evento será transmitido online por meio do canal Ser Educacional no Youtube.
O programa foi lançado, em agosto deste ano, pelo grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU, UNAMA e UNINORTE, em parceria com o Instituto Maria da Penha e Grupo Mulheres do Brasil, que são responsáveis por encaminhar as candidatas para o programa.
O Ser Mulher, que ainda está em fase de seleção das alunas, oferta mais de 100 bolsas para os cursos da modalidade EAD. Em Pernambuco, o programa contempla os municípios de Olinda, Recife, Cabo de Santo Agostinho, Carpina e Petrolina. Também estão sendo beneficiadas as cidade de Salvador (BA), São Luís (MA), Belém (PA), Rio Branco (AC) e Manaus (AM).
As aulas serão iniciadas em janeiro de 2024 e, segundo o diretor de Governança Social do grupo Ser Educacional, Sérgio Murilo, a definição sobre a ampliação no número de vagas e de novas cidades será feita após avaliação dessa primeira turma.
“Vamos aproveitar esse momento para debater os desafios enfrentados pelas mulheres afetadas pela violência doméstica, assim como as soluções e oportunidades transformadoras que o projeto Ser Mulher oferece. Juntos, mostramos como a educação é a chave para a liberdade e o empoderamento”, comenta Sérgio Murilo.
O QUE É OFERECIDO PELO PROGRAMA?
Dentro do programa, também são oferecidos apoio psicológico, suporte emocional e atendimento jurídico para que as vítimas possam tirar dúvidas e receber assistência durante todo o processo.
Os serviços são realizados nas Clínicas-Escola de Psicologia e no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) das unidades da UNINASSAU. As instituições parceiras, que já realizam atendimento a essas mulheres, são as responsáveis por encaminhar as mulheres para participação no projeto.
A aula magna do Ser Mulher terá a presença de Regina Célia (vice-presidente do Instituto Maria da Penha); Tatiana Arruda (presidente da Comissão da Mulher, advogada da OAB de Jaboatão dos Guararapes/PE e integrante do Grupo Mulheres do Brasil); Dayanna Ximenes (gerente acadêmica de EAD do Ser Educacional); e Inez Campos (coordenadora do curso de Pedagogia EAD do Ser Educacional).