O resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022, será divulgado nesta terça-feira (4). O estudo, que mede a qualidade da educação no mundo, é realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Cerca de meio milhão de estudantes de 81 países responderam as provas aplicadas no ano passado.
No Brasil, o planejamento e a operacionalização da avaliação é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) que realiza as principais avaliações de educação, como o Saeb, Enem e Enade.
O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palácios, participam de uma coletiva de imprensa, a partir das 10h (horário de Brasília) para a divulgação dos resultados do Pisa 2022.
O Pisa é feito com estudantes de todo o país, com 15 anos de idade e que estão matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental. Neste ano, o principal domínio avaliado é Matemática, mas os estudantes também foram testados em Leitura, Ciências, Letramento Financeiro e Pensamento Criativo.
Em 2018, a média dos estudantes brasileiros em Matemática foi de 384 pontos - 108 pontos abaixo da média dos estudantes dos países da OCDE (492), segundo o Relatório Brasil no Pisa 2018.
Os questionários também foram aplicados aos pais dos estudantes, professores e diretores das escolas para obtenção de informações sobre os principais aspectos dos ambientes familiar e escolar dos jovens, incluindo o percurso pedagógico e as experiências de aprendizagem.
INDICADORES GLOBAIS
Aplicado a cada três anos, o Pisa tem o objetivo de produzir indicadores que possam ser utilizados pelos governos dos países participantes como instrumentos de trabalho na definição e no refinamento de políticas educativas.
Os resultados permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países, aprenda com as políticas e práticas aplicadas em outros lugares e formule suas políticas e programas educacionais, visando à melhora da qualidade e da equidade dos resultados de aprendizagem.
O Pisa seria realizado ano passado, mas devido à pandemia de covid-19, diante das dificuldades enfrentadas pelas escolas do mundo todo, os países-membros e associados da OCDE decidiram adiar a avaliação do Pisa 2021 para o ano de 2022. E do Pisa 2024 para 2025 .Os resultados são divulgados no ano seguinte à aplicação.
*Com informações da Agência Brasil