EXAME NACIONAL

Enem 2023: Expectativas para quem espera os resultados das provas e para quem vai iniciar a maratona de estudos neste ano

Psicóloga destaca que apesar da ansiedade que muitos estudantes possuem por causa do Enem, é importante aproveitar período de férias para se divertir e relaxar

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Mirella Araújo

Publicado em 08/01/2024 às 15:21
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Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão divulgados no dia 16 de janeiro. Com mais de 3,9 milhões de inscritos, esta edição contou com mais de 9 mil locais de provas aplicadas em 1.750 municípios, nas 27 unidades da Federação. 

Enquanto para alguns estudantes a expectativa deste mês de janeiro é saber qual foi a nota alcançada no Enem, para outros esse também pode ser um momento de iniciar um plano de estudos focado nas provas do exame, que é considerado a porta de entrada para o ensino superior.

A psicóloga Joana Lins, do Colégio Saber Viver, explica que esse planejamento deve acontecer, mas o momento apropriado para fazê-lo dependerá das necessidades de cada estudante.

“Há os que preferem curtir as férias com, pelo menos, um esboço desse planejamento já pronto. Para estes, isso pode trazer tranquilidade para aproveitar os dias de férias. Há os que se sentem melhor deixando totalmente de lado essa temática, voltando-se para ela apenas no momento de início das aulas”, disse a especialista.

Por ser uma prova extensa e sua nota utilizada na maioria das universidades do país, é natural que os futuros candidatos fiquem ansiosos e tensos meses antes da avaliação. Mas, no caso dos alunos que vão iniciar o terceiro ano do ensino médio, também é essencial o compromisso em aproveitar bem as férias.

“E isso pode ser difícil para alguns alunos, especialmente os que porventura já se sintam mais ansiosos nesse momento. É preciso que reconheçamos que o Enem é mesmo uma prova desafiadora. Mas se trata de um desafio possível. Assumir isso é o primeiro passo para a compreensão e aceitação de que o descanso é imprescindível para esses alunos”, destaca Joana Lins.

MOMENTOS DE LAZER

A compreensão e incentivo dos amigos e familiares para o engajamento em atividades que estejam relacionadas a novas experiências e vivências que possam ajudar a lidar com a ansiedade, é fundamental nesse processo. Inclusive, há muitas atividades que podem ser praticadas no momento de lazer, mas que podem paralelamente auxiliar a trabalhar o foco destes jovens que estão prestes a  encarar uma maratona de estudos.

“Atividades que demandem atenção concentrada, ou seja, a capacidade de manter a atenção em um único estímulo/atividade, e que sejam de execução um pouco mais lenta, podem favorecer o foco do aluno. Leituras e outras atividades que são feitas em uma velocidade reduzida quando comparadas ao uso do celular, jogos e redes sociais, podem contrabalancear o excesso de estímulos recebidos a partir destes últimos”, pontua a psicóloga do Colégio Saber.

Outros exemplos são: pinturas, jogos de tabuleiro e atividades manuais. “Paralela à importância de pensar sobre o foco do aluno durante as férias, continua sendo essencial privilegiar atividades que sejam prazerosas. Portanto, é preciso que estas atividades estejam ligadas a temas e contextos que esse adolescente tenha interesse e de fato goste”, finaliza Joana.

ACESSO AS NOTAS

Para visualizar as notas, é necessário acessar a Página do Participante com o login único da plataforma gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”.

Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Com relação a redação, o espelho será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. Os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero.

Entre eles estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

 

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