Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já estão disponíveis para consulta na Página do Participante. Entre os candidatos, a nota mais aguardada é a da redação, por possuir um peso importante na pontuação final do exame.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que 60 candidatos tiraram a tão esperada nota mil na redação. Desse total, apenas quatro candidatos são oriundos da rede pública de ensino.
Rio de Janeiro e São Paulo foram os estados com o maior número de notas máximas, sendo sete em cada um. Seguidos por Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, com seis candidatos cada. Em Pernambuco, apenas dois candidatos, da rede privada, alcançaram a nota máxima.
No Enem 2023 os participantes redigiram um texto sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
“Foi um tema relevante socialmente, discutido amplamente. Isso permitiu que as pessoas tivessem condição para discutir esse tema com, não vou dizer facilidade, mas uma certa fluidez. E isso permitiu o aumento das notas mil este ano”, disse o diretor de Avaliação da Educação Básica do MEC, Rubens Lacerda.
REPERTÓRIO
Para a professora de redação Fernanda Bergamo, até o momento, não houve surpresas com os resultados das redações que tem recebido de seus alunos. “Do ponto de vista da justiça sobre a correção, eu considero que a banca corretora foi impecável. Em relação ao aumento do número de candidatos que tiraram nota mil, que passou de 18 para 60, pode ter sido atribuída a temática, sim”, disse a docente.
Fernanda Bergamo explicou que diferente do tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, proposto no Enem 2022, “é mais fácil avaliar uma condição que todo candidato pode ter dentro de casa com relação a desvalorização do trabalho de cuidado da mulher”.
“A maioria não convive com povos tradicionais, mas a maioria convive com essa realidade dentro de suas casas”, completa a professora, cujo método tem sido aplicado no Colégio Saber Viver. Nesse ponto, ela destacou a importância dos candidatos estarem atentos não só às técnicas para escrever uma boa redação, mas saberem utilizar o seu repertório.
A professora de redação do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e da rede pública estadual, Karla Dantas, também viu como positiva a abordagem de temáticas sociais que possam despertar a reflexão e inquietar os candidatos que participam do Enem.
“Desde o início do ano passado que nós trabalhávamos temáticas sociais e o tema do machismo sempre surgia nas aulas. Então, imaginava que os alunos conseguiram falar por terem um repertório sociocultural muito vasto, apesar de que muitos possuem uma baixa autoestima de achar que não conseguiriam dissertar sobre o tema”, disse Karla, que já foi aluna do IJCPM.
ESPELHO DAS REDAÇÕES
O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. O MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.
Entre esses fatores estão fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo argumentativa e desrespeito à seriedade do exame. O Inep não divulgou o quantitativo de redações que foram zeradas nesta edição.
“Quem ultrapassou 980 pontos é importante observar que dos dois corretores, um deu nota mil e o outro deu 960, portanto, o candidato ficou com a média de 980. Nós temos que considerar que qualquer resultado superior a 900, é um excelente resultado em produção textual”, destacou a professora Fernanda Bergamo.
ALUNOS ORIUNDOS DA REDE PÚBLICA
Sobre o fato de que apenas quatro alunos que tiraram a nota máxima na redação, em todo o país, são oriundos da rede pública, e quando esse recorte é feito em Pernambuco, por exemplo, nenhum estudante da rede pública alcançou os mil pontos, a professora Karla Dantas avaliou o cenário como preocupante.
“Sou professora da rede pública e vejo a qualidade do ensino. Os professores estão se esforçando para fazer os alunos conseguirem compreender o formato da prova, mas com tantas mudanças do ensino médio também, acaba que tudo fica muito incerto. São muitos conteúdos programáticos e menos tempo em sala de aula”, afirmou a professora de redação Karla Dantas.
No caso dos estudantes que participaram do Pré-Universitário do IJCPM e do projeto Enem+ , há uma mentoria especializada que trata não só das atividades relacionadas à redação e à argumentação na construção textual, mas da própria dinâmica da prova.
E o resultado a cada edição tem sido o esperado, segundo Karla, diante da dedicação dos alunos. Ela contou que dois estudantes do projeto, inclusive, tiraram 980 na redação, e boa parte da turma obteve notas acima de 900.
Hemerson Emanoel Nascimento, 19 anos, que pretende cursar Nutrição na UFPE, conquistou nota 980 na redação do Enem. Morador do Pina, ele participou do projeto Enem+, com encontros duas vezes por semana. “Gostei do tema da redação. Desenvolvi a partir da minha própria vivência, tendo como referência a vida da minha mãe, uma dona de casa que sempre se dedicou ao cuidar. Escrevi sem palavras difíceis, sem teses complicadas”, destacou.
Aluno de escola pública durante toda sua vida escolar, Hemerson concluiu o ensino médio em 2022, quando participou do Enem pela primeira vez, tendo atingido na época nota 840 na redação. Em 2023 dividiu o tempo entre a rotina de estudos de preparação para o exame e o trabalho como Jovem Aprendiz em uma grande loja de departamento, no centro do Recife.
“No Instituto, além dos reforços para o conteúdo programático, também recebemos orientação psicológica, importante para fortalecer nossa alta-estima, mostrar que com disciplina e força de vontade conseguimos superar adversidades para atingir nossos objetivos”, explicou.