TRANSPORTE ESCOLAR

Estudantes ficam feridos após ônibus escolar tombar em açude de Serra Talhada

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco afirmou que o veículo e o condutor "estão devidamente regularizado" e que está acompanhando o caso

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 26/02/2024 às 15:39 | Atualizado em 26/02/2024 às 15:43
Notícia
X

Um ônibus escolar que transportava estudantes da Rede Estadual de Ensino, na manhã desta segunda-feira (26), caiu em um açude localizado na região do distrito de Água Branca, na zona rural do município de Serra Talhada, no Sertão do Estado, deixando seis estudantes feridos.

O veículo, que teria capotado duas vezes, fazia a rota sentido às escolas Irnero Ignácio, Solidônio Leite, Adauto Carvalho, Manoel Pereira Lins, Irmã Elizabeth e Clóvis Nogueira. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBPE), duas viaturas foram enviadas até o local da ocorrência.

“O condutor do ônibus estava no local com um leve ferimento na face, mas recusou atendimento por parte do Corpo de Bombeiros e informou que havia, aproximadamente, 20 crianças no ônibus no momento do acidente”, informou o CBPE, que encaminhou seis vítimas para o Hospital Eduardo Campos (HEC), de Serra Talhada.

Ainda de acordo com os bombeiros, as demais vítimas teriam sido conduzidas por populares e por uma ambulância do distrito municipal, antes da chegada das equipes, segundo informou o motorista do ônibus.

Em entrevista ao repórter Orlando Santos, da TV Jornal Interior, o coordenador do setor de Emergência do HEC, Fabrício Ferraz, falou sobre o estado de saúde das vítimas.

“Nós recebemos aqui na emergência cinco adolescentes trazidos pelo Corpo de Bombeiros. A princípio, esses adolescentes foram atendidos na classificação de risco pela enfermeira plantonista, que classificou quatro deles como amarelo e um verde. Todos já foram atendidos e medicados", explicou o médico.

"O ortopedista já avaliou e solicitou os exames necessários, algumas tomografias e raios-x, e alguns em observação ainda aguardando definição de diagnóstico. Mas todos estão estáveis, nenhum com gravidade maior por enquanto”, declarou Ferraz. O sexto estudante foi atendido pelo Hospital Regional Agamenon Magalhães, também sem ferimentos graves.

CASO ESTÁ SENDO APURADO

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) informou, por nota, que o caso está sendo acompanhado pela pasta.

“Uma equipe técnica da empresa terceirizada responsável pelo veículo e agentes da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Alto Pajeú inspecionaram o local e constataram que o acidente aconteceu devido às condições da estrada, que se encontra escorregadia por conta das chuvas na região”, disse o comunicado.

A SEE também disse que o ônibus escolar e o condutor do veículo estão “devidamente regularizados”. “A pasta reforça que todos os veículos da frota passam por inspeções periódicas, conforme a normativa técnica do transporte escolar do estado”.

A GRE Sertão do Pajeú, também se pronunciou por meio de nota, no entanto, afirmou que o veículo estava iniciando o embarque dos alunos no trajeto e que, no momento do sinistro, estaria contando apenas com oito alunos embarcados. 

FAMILIARES AFIRMAM QUE MOTORISTA VINHA EM ALTA VELOCIDADE

Mais cedo, a reportagem da TV Jornal Interior esteve no local e conversou com uma das alunas que estava no veículo na hora do sinistro de trânsito. A jovem relatou que o motorista estava em alta velocidade e que ao olhar para trás e voltar a atenção para a pista, ele freou o veículo que acabou capotando duas vezes. As janelas tiveram que ser quebradas para que os alunos conseguissem sair do ônibus.

O agricultor Cícero Gomes, que também estava na mesma estrada, e seguia com o carro atrás do ônibus escolar, reforçou para a reportagem da TV Jornal que o motorista vinha em alta velocidade.

“Eu tentei fazer a ultrapassagem, mas ele não deixava. Toda vez que ele parava para buscar um aluno, ele colocava o ônibus no meio da estrada. Depois que cheguei em Serra, me ligaram e soube que o ônibus tinha capotado e minha filha tinha quebrado a perna e o braço”, disse o agricultor. A filha foi uma das vítimas encaminhadas para o Hospital Eduardo Campos e ficou em observação.

O tio de um estudante que acabou sendo arremessado para fora do veículo diante do impacto, o agricultor José Pereira, disse que o motorista - que não teve o nome revelado - teria ingerido bebida alcoólica no dia anterior. “Isso foi imprudência do motorista, porque ele sabendo que tem uma responsabilidade dessas, não era para ele ter ingerido bebida um dia antes. Ele bebeu não sei até que horas da noite. Foi meu sobrinho que teve que acordar ele hoje de manhã, para ele vir com os alunos. Isso é justo?”, declarou Pereira.

Tags

Autor