EDUCAÇÃO

Unit-PE implementa metodologia inovadora para estimular aprendizagem e empregabilidade

Metodologia inovadora é implementada por meio de projetos

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 10/04/2024 às 7:00
Patrocinada
X

O Centro Universitário Tiradentes - Unit-PE -, parte do Grupo Tiradentes, está inovando na forma de ensinar com a implementação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Essa metodologia coloca o aluno como protagonista do processo de aprendizagem, que se dá através da realização de projetos práticos e relevantes para o mercado de trabalho.

"A modelagem curricular com foco na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) promove a aquisição de um conhecimento prático, alinhado às necessidades das empresas e, por conseguinte, muito mais atual", explicou Diogo Galvão, reitor da Unit-PE.

Aprendendo na prática

Com a ABP, os alunos da Unit-PE desenvolvem competências técnicas e relacionais enquanto solucionam problemas reais do mundo. Eles trabalham em equipe, constroem portfólios de projetos e se preparam para os desafios da carreira profissional.

"Os alunos aprendem com a mão na massa e têm a oportunidade de realizar projetos em equipe, desenvolvendo competências técnicas e relacionais. No mais, durante todo o curso, constroem portfólios de projetos, que agregam valor aos seus currículos e já os colocam em vantagem competitiva em qualquer processo seletivo", completou o Diogo Galvão.

A nova metodologia já beneficia 119 alunos e 25 professores em cursos como Administração, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

Uma das práticas mais eficazes do século XXI

A aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é considerada uma das práticas mais eficazes do século XXI por aumentar a motivação dos estudantes em aprender e desenvolver habilidades colaborativas, desde o primeiro período da faculdade. Confira os benefícios:

  • Aprendizagem prática e atualizada: Os alunos aprendem com a mão na massa, com projetos que atendem às necessidades do mercado de trabalho.
  • Protagonismo do aluno: Os alunos são os protagonistas do processo de aprendizagem, o que aumenta a motivação e o engajamento.
  • Desenvolvimento de habilidades: Os alunos desenvolvem habilidades técnicas e relacionais essenciais para o mercado de trabalho, como pesquisa, raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe.
  • Preparo para o futuro: Os alunos se formam mais preparados para os desafios da carreira profissional e para os constantes avanços tecnológicos.

A Unit-PE está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A ABP contribui para o alcance desses objetivos, pois incentiva a pesquisa, a criatividade e a responsabilidade social.

Salas de aulas adaptadas

O formato das salas de aulas também foi algo pensado pela Unit-PE para que o processo de ensino-aprendizagem seja mais proveitoso. Confira:

DIVULGAÇÃO/UNIT-PE
Unit-PE projetou salas de aulas adaptadas visando o melhor aproveitamento da ABP - DIVULGAÇÃO/UNIT-PE
DIVULGAÇÃO/UNIT-PE
Unit-PE projetou salas de aulas adaptadas visando o melhor aproveitamento da ABP - DIVULGAÇÃO/UNIT-PE
DIVULGAÇÃO/UNIT-PE
Unit-PE projetou salas de aulas adaptadas visando o melhor aproveitamento da ABP - DIVULGAÇÃO/UNIT-PE
DIVULGAÇÃO/UNIT-PE
Unit-PE projetou salas de aulas adaptadas visando o melhor aproveitamento da ABP - DIVULGAÇÃO/UNIT-PE

Escritório de empresas

Para contar com empreendimentos cada vez mais dentro da instituição, a Unit-PE também oferece o Escritório de Empresas, para estreitar relações entre cursos e parceiros.

Idealizado em agosto de 2023, o escritório atua na intermediação de demandas para o desenvolvimento de projetos pelos alunos dos cursos ligados ao modelo.

Tags

Autor