Em Ipojuca, professores que aguardam nomeação de concurso se queixam da contratação de temporários
No total, o concurso público de 2023 possui um cadastro reserva de 3.252 classificados
A Prefeitura de Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no ano passado um concurso público para a contratação de professores níveis I e II. Foram anunciada 203 vagas e a formação de cadastrado de reserva. No entanto, os candidatos que estão na lista de espera estão aguardando a convocação, enquanto o Executivo municipal já está na 17ª convocação de professores aprovados em seleção simplificada para contratos temporários.
"No início do ano eles chamaram o quantitativo de vagas estipulados no edital para concurso público. Porém, há um cadastro de reserva e eles não chamam. Continuam apenas chamando os temporários, afinal, é uma massa de manobra mais fácil", disse um dos classificados, sob reserva.
De acordo com o edital divulgado no dia 31 de março de 2023, entre as exigências para concorrer a uma das vagas, o candidato necessitava ter formação em nível superior em curso de licenciatura plena em Pedagogia (Professor Nível I) ou graduação em curso de Licenciatura Plena Específica na área (Professor Nível II).
O concurso público foi dividido em duas etapas: prova objetiva e prova de títulos. O vencimento inicial para ambos os cargos é de R$ 3.634,47 e as convocações foram publicadas no Diário Oficial no dia 18 de janeiro de 2024.
"Estão todos esperançosos, mas inquietos por ser um processo que deveria ser transparente, informando quem adiou a posse, quem não assumiu, e não está sendo. Sem contar a frustração que é a aprovação em concurso público, com condições para assumir, e a prefeitura convocando temporários. Não desmerecemos a formação ou comprometimento desses professores temporários, mas a impressão que dá é a de que eles são mais fáceis de serem manipulados a favor da gestão municipal, uma vez que, não possuem estabilidade", pontuou o candidato, que teme represálias caso seja identificado.
RESPOSTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
A coluna Enem e Educação questionou a Secretaria Municipal de Educação de Ipojuca se há alguma previsão de quando os candidatos do cadastro de reserva serão convocados para os cargos de professor nível I e nível I e quantos formam essa lista no total.
Por nota, a pasta esclareceu que "a convocação de contratos temporários de professores, de uma seleção simplificada anterior ao concurso público de 2023, ainda vigente, em sua 17ª chamada, e é para preencher lacunas de educadores efetivos que tiram licenças, como maternidade, médica, afastamento remunerado para estudos, entre outras".
Com relação ao concurso público de 2023, a secretária explica que eles estão sendo convocados para o preenchimento de novas vagas efetivas. "Inclusive, mais de dez professores efetivos desse último concurso, que assumiram em março, já precisaram ser substituídos pelos temporários, como o nome já diz, em função de licenças médicas. A secretaria reforça que já foi autorizada nova convocação de mais 30 candidatos do concurso do último ano, contemplando todas as vagas de professores do nível 1 do certame, que é válido por dois anos podendo ser prorrogado por mesmo período. No total, o concurso público de 2023 possui um cadastro reserva de 3.252 classificados", concluiu o comunicado.