Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
ENEM 2024

Plataforma gratuita busca auxiliar os estudantes durante preparação para o Enem 2024

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país

Cadastrado por

JC

Publicado em 30/05/2024 às 11:13
As inscrições para o Enem 2024 vão até o dia 7 de junho
As inscrições para o Enem 2024 vão até o dia 7 de junho - © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão abertas e seguem até o dia 7 de junho. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país. 

E a escolha da profissão até o dia do vestibular é marcada por desafios e pressões, especialmente durante o período de preparação para a prova. As experiências passadas e as expectativas familiares também podem afetar significativamente a autoestima e o desempenho dos vestibulandos durante esse processo, como explica Bárbara Guimarães, psicóloga, professora da Wyden e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Mindfulness.

"Além da família, os amigos também exercem influência nas decisões dos vestibulandos. Estudos mostram que a maioria dos jovens consulta seus amigos sobre carreira e relacionamentos, e embora nem todos percebam a influência direta, o apoio emocional fornecido pelos amigos desempenha um papel importante durante essa fase", afirma a profissional.

Leia Também

RECURSOS

Para auxiliar os estudantes durante a preparação, existem mecanismos de estudo como a plataforma gratuita, Enem Action (https://enemaction.com.br/). Com acesso mediante cadastro, o site oferece uma variedade de recursos, incluindo videoaulas de todas as disciplinas, workshops completos de redação, cronogramas de estudos personalizados e conteúdos extras como mapas mentais, exercícios e e-books.

"A maioria desses usuários são estudantes do 3º ano do ensino médio ou formados, provenientes tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino. As cidades com maior número de usuários incluem São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.", pontuou, Ana Paula Gonçalves, coordenadora do Enem Action.

O Enem Action conta com parcerias com instituições de ensino superior como Ibmec, IDOMED (Instituto de Educação Médica), Wyden e Estácio. Além da plataforma de estudos disponível na internet, o Enem Action também está presente nas redes sociais, como Instagram, Twitter, TikTok, YouTube e Telegram, oferecendo conteúdos exclusivos para os usuários.

 

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS