reforma ministerial

Lula indica a aliados que escolheu novo ministro da Justiça; veja quem é

Lula planeja utilizar cerimônia de um ano do 8 de janeiro para abordar o seu candidato escolhido para substituir Flávio Dino no cargo de ministro da Justiça.

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 08/01/2024 às 10:48 | Atualizado em 08/01/2024 às 10:55
Notícia
X

Prometido que Flávio Dino ficaria no cargo de ministro da Justiça até o evento do 8 de janeiro, Lula (PT) aparenta já ter decidido o nome de sua preferência para substituir a vaga e estar prestes a anunciar quem será o novo líder da pasta. 

É indicado que o presidente poderá utilizar o evento desta segunda-feira (08) sobre o aniversário de um ano dos atos antidemocráticos para abordar seu escolhido sobre a possibilidade de assumir a pasta. Confira quem é o selecionado. 

LULA DEVE ABORDAR LEWANDOWSKI SOBRE MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DURANTE ATO SOBRE 8 DE JANEIRO

Segundo informações da coluna de Igor Gadelha, no portal Metrópoles, e o Blog de Andréia Sadi, no G1, Lula tem planos de conversar com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, para sugerir a possibilidade de que o magistrado aposentado assuma o Ministério da Justiça. 

O favoritismo de Lewandowski para o cargo já ocorre desde a oficialização da indicação de Flávio Dino para o STF. O nome do ex-magistrado, que sempre teve um bom relacionamento com Lula, seria uma forma de evitar disputas pela vaga entre alas da esquerda. 

Sadi afirma que assessores de Lula já procuraram Lewandowski para checar se existe interesse por parte do ex-ministro do STF. Tudo indica que Ricardo aceite a pasta, mas sua condição é de que a Justiça não seja separada da Segurança Pública, como muito se especulava em ocorrer. 

Como Lewandowski já havia confirmado presença na cerimônia de um ano dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, a previsão é de que a conversa ocorra ainda hoje. 

De acordo com Igor Gadelha, a previsão é de que, caso o ex-ministro do STF aceite assumir o cargo de Flávio Dino, o presidente Lula anuncie o substituto da vaga ainda nesta semana.

O plano é que Dino fique como ministro da Justiça até esta semana e depois retorne ao mandato de senador até o dia de sua posse como ministro do STF, em 22 de fevereiro

INVASÃO BRASÍLIA 8 DE JANEIRO: STF inicia SEGUNDO DIA de JULGAMENTO de envolvidos em ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Tags

Autor