viagens de Lula

Lula começa prometido "giro pelo Brasil" com viagem ao Nordeste nesta semana; ano eleitoral é foco

Presidente Lula começa promessa de viajar todos os estados do Brasil em 2024 com ida ao Nordeste. Pernambuco, Ceará e Bahia serão os contemplados nesta semana.

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 16/01/2024 às 9:09
Notícia
X

A partir desta semana, o presidente Lula (PT) já planeja iniciar o cumprimento de sua promessa sobre viajar todos os estados do Brasil em 2024. Com passagens até o momento apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, Lula começa seu "giro pelo Brasil" em seu principal colégio eleitoral: o Nordeste

É indicado que nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), o presidente realize compromissos na Bahia, no Ceará e em Pernambuco

VEJA PREVISÃO A AGENDA DE LULA NO NORDESTE 

É indicado que o presidente Lula iniciará sua viagem nesta semana em compromisso na Bahia. O plano é que a partir das 10h da quinta, Luiz Inácio comece sua agenda na região. Está previsto para esse horário que o presidente assine o acordo de parceria com o Senai para implementar o Centro Tecnológico Aeroespacial da Bahia (Senai-Cimatec). 

Anteriormente, a previsão era de que Lula inaugurasse às 13h a sede oficial da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Paulo Afonso (BA), mas a agenda foi suspensa. Essa é a terceira vez, duas ocorreram ainda na gestão de Jair Bolsonaro (PL), que é adiada a inauguração da sede oficial da Univasf, instituição criada em 2014. 

Apesar do contratempo, a agenda do presidente manteve a definição da ida para Pernambuco no mesmo dia. É planejado que Lula vá para Ipojuca (PE) às 17h30 para visitar a refinaria Abreu e Lima.

Na manhã de sexta-feira, Luiz Inácio comparecerá a mudança de comando militar do Nordeste, em Abreu e Lima (PT). O Blog de Jamildo já indicou que existe planos para que o presidente visite a área de construção da Escola de Sargentos das Armas (ESA), que sofreu tensões nas últimas semanas. 

Em seguida, Lula irá para Fortaleza (CE), inaugurar o campos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Até então, só havia ITA em São Paulo. 

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Lula: 'não há perdão' para autores de ataques do 8 de janeiro de 2023 em Brasília

VIAGENS REPRESENTAM PROMESSA DE "GIRO PELO BRASIL" E FOCO EM ANO DE ELEIÇÃO

Ao mesmo tempo que as viagens têm foco em garantir maior presença do presidente dentro do país, após Lula passar um total de mais de dois meses no exterior em 2023, a promessa de passar por todos os estados do Brasil em 2024 também está vinculada com o início de um ano de eleições municipais. 

Lula tem planos para focar em ser um grande cabo eleitoral neste ano. A ideia é que o presidente possa se aproximar de figuras políticas distantes, negociar composições de chapas e se aproximar dos eleitores. 

O presidente tem o plano de assegurar forças para chapas aliadas nos principais municípios do país. Como o PT está com dificuldade de apresentar nomes consolidados para as disputas, Lula planeja criar alianças com figuras mais estratégicas, como ocorre com a mobilização de Luiz Inácio para colocar Marta Suplicy como vice de Guilherme Boulos (PSOL). 

O principal desafio do presidente são os estados que ainda não receberam visitas desde o início de seu mandato. Se quiser cumprir sua promessa de visitar todos os estados, Lula terá de incluir viagens para o Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. 

Tags

Autor