prefeitura de São Paulo

Eleições 2024: Lula consegue e Marta Suplicy será vice de Boulos para Prefeitura de São Paulo

Desejo de Lula foi realizado. Marta Suplicy se demitiu do cargo na secretaria de Ricardo Nunes, que disputará a reeleição nas eleições de 2024

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 10/01/2024 às 7:26 | Atualizado em 10/01/2024 às 7:49
Notícia
X

Após uma reunião entre o presidente Lula (PT) e a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (Sem partido), nesta segunda-feira (08), Marta comunicou na terça-feira (09) sua saída da secretaria da prefeitura de Ricardo Nunes (MDB). 

A movimentação representa uma vitória de Lula, que já havia expressado ao PT seu desejo de refiliar Marta ao partido para que ela atuasse como a candidata à vice-prefeita na chapa de Guilherme Boulos (PSOL-SP) para as eleições municipais de 2024

DEPOIS DE REUNIÃO COM LULA, MARTA SUPLICY COMUNICA SAÍDA DA PREFEITURA DE RICARDO NUNES

Marta Suplicy pediu demissão do cargo de Secretária de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo nesta terça, um dia após a reunião com Lula, o ex-presidente do PT Rui Falcão e o seu marido, o empresário Márcio Toledo. 

Antes do anúncio, a jornalista Daniela Lima já havia informado em seu blog no G1 que Marta Suplicy tinha aceitado voltar ao PT e ser a vice de Boulos na disputa contra Ricardo Nunes neste ano. Foi indicado que a comunicação da demissão da ex-prefeita ocorreu após o prefeito pedir uma reunião para "esclarecer as informações veiculadas pela imprensa". 

A carta apresentada por Suplicy indicou que "o cenário político de nossa cidade prenuncia uma nova conjuntura" distinta da qual havia sido convidada, ainda em 2021, para participar da prefeitura pelo falecido prefeito Bruno Covas. 

Essa é a primeira vez que o PT não terá uma candidatura própria na cidade de São Paulo. Apesar disso, Lula já havia comunicado que queria Marta Suplicy de volta à sigla para assumir o espaço do Partido dos Trabalhadores como vice de Boulos. Marta tem até abril para se filiar à legenda de Lula, da qual saiu brigada em 2015.

A candidatura de Boulos também ganhou um novo apoio nesta terça, o diretório do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em São Paulo anunciou o apoio à pré-candidatura do deputado federal. Guilherme Boulos, que já foi ao segundo turno com Bruno Covas em 2020, tem até o momento o apoio do PT, PC do B, PV e da Rede e é o com melhores índices nas pesquisas. 

Com presença de Lula, Congresso promulga reforma tributária

RICARDO NUNES AFIRMAVA CONFIANÇA EM MARTA SUPLICY EM MESMO DIA DE ENCONTRO COM LULA

No mesmo dia da reunião entre Marta Suplicy e Lula, que tudo indica arrematou a negociação para o retorno da política ao PT, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, concedeu uma entrevista em que relatava confiar em Suplicy, sua até então secretária de Relações Internacionais. 

Ricardo Nunes relatou que "como ela não me comunicou [a possibilidade de ir ao PT e sair da secretaria], estou desconsiderando essa situação. Tenho confiança na Marta, acho que ela faz um bom trabalho. A gente tem uma relação pessoal, ela tem uma amizade pessoal com a minha esposa. Não veja nada com relação a mudança de comportamento". 

Tags

Autor