Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Bolsonaro sonha vender Petrobras para poder acusar os novos donos de culpados pela inflação de seu governo

Presidente não se enxerga como responsável pela alta dos preços dos combustíveis e culpa a estatal que o seu governo controla

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 14/10/2021 às 16:20 | Atualizado em 14/10/2021 às 16:37
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Questionado sobre o Auxílio Brasil, o programa que substitui o Bolsa Família, o presidente desconversou e disse que a prioridade, neste momento, é a disparada do valor dos combustíveis - FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Num desabafo que revela o nível de preocupação que o assunto representa hoje para o seu governo, o presidente desabafou, nesta quinta-feira: "É muito fácil, 'aumentou a gasolina, culpa do Bolsonaro'. Eu tenho vontade, já tenho vontade de privatizar a Petrobras. Tenho vontade, vou ver com a equipe econômica o que a gente pode fazer", disse o presidente.

Vontade ele pode ter, mas fazer isso é um enorme desafio e até hoje nenhum presidente foi além de sua queixa contra a estatal. Embora, em alguns momentos, todos os presidentes tenham a usado para alavancar as ações do Governo.No governo Lula, por exemplo, com as condições internacionais que dobraram as exportações brasileiras e o Brasil virou o centro das atenções do mundo, não se falava em privatizar a companhia.

Na verdade, no governo Lula, a Petrobras decidiu entrar como investidora em qualquer tipo de negócio relacionado com energia, ainda que isso significasse fortíssimo endividamento que, aliás, a transformaram na petroleira mais endividada do mundo. O resultado a gente conhece. Ela foi usada para todos os tipos de atos de corrupção e, desde 2016, vem se desfazendo de ativos que nunca deveriam ter comprado.

Mas a pergunta sempre é: o Governo é mesmo o dono da Petrobras? É, mas tem que esclarecer. O Governo tem a maioria das ações do chamado Grupo de Controle. O Governo do Federal é dono de exatas 3.740.470.811 ações que representam 50,26%. O BNDES, através de sua subsidiária BNDESPar, tem mais 10.700.392, que representam 0,24%. É esse percentual que permite ao governo definir o nome do presidente e ter a maioria dos assentos no Conselho de Administração.

O problema do presidente é que a companhia tem um outro grupo de acionistas que tem importância capital e, tecnicamente, obrigam a Petrobras a prestar contas aos outros sócios. Por exemplo, a Petrobras tem ações na Bolsa do Brasil (B3), mas tem ações na Bolsa de Nova Iorque (NYSE) e esses sócios controlam outros 39,75%. Ou seja, eles não controlam a empresa, mas o peso do dinheiro que aplicaram na empresa tem que ser respeitado. Isso de acordo com as leis brasileiras e com a leis americanas.

O que quer dizer que a Petrobras tem que prestar contas aos seus outros sócios. Quer dizer: o fato do Governo controlar 50,50% das ações da empresa não lhe dar o direito de não respeitar os 49,50% dos demais sócios. Nos últimos anos - depois do Petrolão – a Petrobras precisou se reorganizar parta atender uma série de normas internacionais e passou a cuidar de seus negócios de acordo com os interesses não apenas do Governo, mas dos outros acionistas.

Embora possa se queixar, o presidente Bolsonaro não pode dizer como a estatal deve proceder, mesmo que hoje isso seja o principal problema de seu governo - depois da inflação.

Mas mesmo que deseje vender as ações do Governo e Privatizar a Petrobras, Bolsonaro não pode fazer isso de um dia para o outro. O Congresso precisa aprovar a venda que terá que ser feita em blocos podendo qualquer pessoa ou empresa comprar.

O problema da visão simplória de Bolsonaro é que ele fala em vender a Petrobras para poder dizer que a culpa não é do Governo e que se ela fosse uma empresa privada, o próprio Governo poderia intervir na companhia e resolver baixar os preços praticados, mesmo que isso representasse um enorme prejuízo aos novos donos.

Ou seja, o presidente pensa em vender a Petrobras para acusar os donos de serem responsáveis pela inflação.

O que dificulta a ação do Governo é que, sendo estatal com ações da Bolsa do Brasil e dos Estados Unidos, ela tem que ser submeter às regras internacionais. Até porque se o presidente mandar baixar os preços por sua livre vontade pode ser acionado, não na Justiça brasileira, mas na dos Estados Unidos.

Bolsonaro sabe disso, embora não esteja ajudando o seu próprio governo a buscar soluções econômicas e politicas para baixar a cotação do dólar e fazer a Petrobras comprar petróleo mais barato.

Na verdade, esse tipo de declaração simplória só prejudica a empresa - e o consumidor ainda mais -, pois com o dólar alto, a Petrobras paga mais reais para comprar petróleo e assim repassar os aumentos.

Portanto, do jeito que Bolsonaro governa o Brasil, ele só pode mesmo ficar na vontade de privatizar a Petrobras para, em público, acusar os novos donos de impatrióticos.

Comentários

Últimas notícias