Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Petrobras amplia produção de diesel e importará para assegurar contratos de Shell-Raízen, Ipiranga e Vibra, antiga BR

Abastecimento de diesel está nas mãos da Petrobras e parte nas grandes reunidas no Institutos Brasileiros do Petróleo – IBP. Os volumes ainda serão informados pela Petrobras.

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 06/06/2022 às 17:00 | Atualizado em 06/06/2022 às 19:11
GUGA MATOS / JC IMAGEM
O litro do diesel passará de R$ 4,51 para R$ 4,91. Com isso, o combustível acumula alta no preço de 47% desde janeiro. O último aumento foi no dia 11 de março. - FOTO: GUGA MATOS / JC IMAGEM
Leitura:

Numa reunião ocorrida na tarde da ultima sexta-feira, na chamada Mesa de Abastecimento do Diesel(S-10) do Ministério das Minas e Energia, a Petrobras se comprometeu a importar um parte dos combustíveis distribuídos pelas grandes empresas do setor (Vibra, a antiga Petrobras -BR), Raízen-Shell e Ipiranga, de modo que elas compram seus contratos com outras empresas no Brasil e não falte para o público.

Com isso a, estatal garantiu ao Ministério das Minas e Energia que não haverá desabastecimento do diesel no período mais crítico de consumo (ultimo quadrimestre do ano) devendo ocupar parte do espaço que hoje é ocupado pelas grandes companhias de distribuição.

Para a reunião foram convidados não só a Petrobras, a Acelen (antiga Refinaria Mataripe na Bahia) mais as três grandes distribuidoras (que também são a maiores importadoras), a Abicom - que representa as importadoras regionais - e Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Bicombustíveis – Brasilcom.

A antiga refinaria Acelen, antiga Mataripe privatizada ano passado, a Brasilcom que representa postos e sindicatos de distribuidores e a Abicom, que representam as importadoras regionais informaram ao Governo que não vão importar até o final de 2022.

LEIA MAIS

Petrobras diz a Governo que países estão gastando para não aumentar combustíveis

Medo de desabastecimento próximo à eleição faz governo radicalizar na pressão contra Petrobras

Brasil vai parar? Entenda decisão desta sexta-feira, 3, que pode mudar rumos do País

 

No balanço trimestral de março, a Petrobras informou que atualmente a sua produção de 2,211 milhões de barris/dia que ela produz no Brasil, 1,740 milhões de barris/dia estão sendo consumidas no mercado interno.

A empresa processa 1,852 milhões de barris/dia e exporta apenas óleo combustível e bunker que é o combustível usado por navios. As exportações da estatal são de 575 milhões de barris de petróleo/dia.

Com isso, o abastecimento de diesel está nas mãos da Petrobras e parte nas grandes reunidas no Institutos Brasileiros do Petróleo – IBP. Os volumes ainda serão informados pela Petrobras.

O ministério das Minas e Energia exigiu que as grandes empresas privadas participassem das importações, mesmo com a defasagem dos preços, enquanto a Petrobras também fará importações para atender 100%.

A Petrobras produz 65% do que o mercado consome de diesel no Brasil e o resto vem de outros países. O que ainda não está claro é que dos 35% restantes o que será importado pelas empresas privadas e que representam 43% dos postos e a Petrobras.

A pressão da Raízen-Shell, Vibra e Ipiranga tem aderência pelo fato de elas serem as responsáveis pelo óleo diesel adquirido diretamente pelas grandes transportadoras.

São as empresas de transporte de passageiros, ferrovias, empresas de frotas próprias e grande companhias se prestação de serviços de cargas além de montadoras de veículos. A soma desses contratos foi conseguida ao longo de anos em compras de atacado com preços diferenciados.

Hoje, a distribuição por setor revela que no Brasil, existem hoje perto de 43 mil postos onde a BR tem 18%, a Ipiranga 14% e a Raísen 12%. Outros 44% são das redes Bandeira Branca e os 12% de pequenas redes estaduais.

Na reunião com o Governo a Abicom, que reúne as distribuidoras regionais disse que não vai importar devido a defasagem do preços do mercado interno em relação ao mer5cado internacional.

A Brasilcom que representa os postos e sindicatos também disse que não vai importar porque a Petrobras informou que assegura o abastecimento para os postos e a antiga refinaria da Bahia hoje privatizada também disse informou que não planos para importar nada salvo para o cumprimento de contratos se sua produção não atender 100 de suas necessidades .

Dessa forma e com a Petrobras refinando 65% do mercado interno haverá a necessidade de atender os 35% do mercado no último quadrimestre do ano.

Com esse cenário, a Petrobras informou que informou que vai aumentar sua produção e vai importar e o que for necessário para o que for importado pelas empresas privadas impeça o risco de desabastecimento.

Comentários

Últimas notícias