JC Negócios: Pernambuco precisa fazer valer legislação para que moscas não atrapalhem investimentos na pecuária

As chuvas de 2022 provocaram a infestação de uma praga provocada por um inseto, aparentemente inofensivo, mas que leva à morte bezerros, diminui a fertilidade das vacas e aumenta a incidência de abortos
Fernando Castilho
Publicado em 15/09/2022 às 8:00
Mosca-dos-estábulos se alimenta do sangue do gado e pode dar até 40 picadas no animal por minuto Foto: Cortesia


Considerado um dos melhores adubos orgânicos, a conhecida 'cama de galinha' virou um problema em Pernambuco, quarto maior produtor de ovos do Brasil e nono de carne de frango. É que agricultores de Barra de Guabiraba, Bonito, Sairé, Camocim de São Félix, Cortês, Amaraji, Chã Grande, São Joaquim e Ribeirão entenderam de usá-lo in natura nas suas plantações de inhame, cará, banana, tomate entre outras culturas.

Deu errado. As chuvas de 2022 provocaram a infestação de uma praga provocada por um inseto, aparentemente inofensivo, mas que leva à morte bezerros, diminui a fertilidade das vacas e aumenta a incidência de abortos, a mosca-dos-estábulos. Usar cama de galinha como adubo exige, segundo norma federal (Nº 25, de Julho de 2009), que ela seja totalmente incorporada ao solo e ao pastoreio somente após 40 dias. E quando isso não acontece, a infestação da mosca é certa. Foi o que aconteceu este ano com as chuvas acima da média histórica.

O problema é que isso foi bater nos rebanhos bovinos de uma forma tão agressiva que assustou os criadores nessas áreas, inclusive com a perda de animais e novilhos. Ontem, a Adagro revelou que iniciou uma fiscalização mais firme com a autuação de mais de 30 pequenas propriedades. Vai precisar de mais e forçar o cumprimento da legislação estadual que define ajustes. Até porque o setor agora quer produzir gado de corte para ser abatido no Estado com selo SIF em planta industrial. A infestação de mosca-dos-estábulos só atrapalha.

Eu quero dirigir um SUV ainda este ano

Pesquisa de intenção de compra e venda de carros da Webmotors, ouvindo dois mil usuários da plataforma, revela que 83% dos brasileiros querem trocar de modelo até o final do ano. A novidade é que 41% dos 1.660 dispostos a uma mudança de veículo querem um SUV com motor flex. Preço de SUV transformou a na mais buscada na Webmotors.

Brisanet crava primeiro milhão de clientes

A cearense Brisanet, operadora de internet com atuação no Nordeste, acaba de alcançar marca de 1 milhão de clientes orgânicos no serviço de banda larga fixa. O número foi atingido no mês de agosto, quando ela recebeu mais 22 mil novos assinantes. A companhia atua em 152 cidades nos nove estados do Nordeste.

Nordestino contratando previdência privada

Dados da Susep revelam a contratação de 14,4% mais planos de previdência privada na Região Nordeste no primeiro semestre. Na Bradesco Vida e Previdência (BVP), o aumento foi de 26,3% na mesma base de comparação, diz Estevão Scripilliti, diretor da Bradesco Vida e Previdência.

Alibaba promoverá exportações brasileiras

O grupo chinês Alibaba, que controla o app de compras AliExpress no Brasil, anunciou acordo com a Apex para a promoção de serviços e produtos brasileiros no exterior. O projeto prevê soluções de comércio eletrônico, aceleração e transformação digital de empresas brasileiras e capacitação de empreendedores nacionais a explorar ferramentas digitais para vender fora do Brasil em seus canais digitais, permitindo o acesso aos mercados asiático e global.

GPA que mais 300 lojas até 2024

O GPA, detentor das marcas Pão de Açúcar e Mercado Extra, em Pernambuco, decidiu acelerar a abertura de lojas de proximidade e prevê 300 unidades até 2024 em todo País. Dessas, 50 são no formato de supermercados e 250 no formato de lojas de proximidade. Em 2022, serão 75 lojas.

Vivix presente da Casa Zero que abre hoje

A Vivix Vidros Planos, do centenário Grupo Cornélio Brennand (GCB), dará uma força à Casa Zero, primeiro shopping de empreendedorismo social do País que nasce na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo. É a patrocinadora do projeto, de revitalização do prédio de número 227, que abre suas portas para visitação hoje e promete gerar mais vida num dos principais pontos turísticos da cidade.

Proteste diz que Brilux é Excelente Escolha

A Brilux, marca líder de mercado no Norte e no Nordeste em produtos de limpeza, recebeu mais um reconhecimento de qualidade. A Proteste, maior entidade de defesa do consumidor da América Latina, certificou a água sanitária da marca com o selo de "Excelente Escolha". Líder no Norte e Nordeste, a marca rotula mais de 100 dos 300 itens produzidos pelo grupo pernambucano Raymundo da Fonte.

ARTES JC - brilux
TAGS
Coluna JC Negócios fernando castilho Moscas-dos-estábulos
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory