JC Negócios: Entenda o que muda nas maquininhas de cartão

Em português simples, o que o BCB fez foi dizer que: a partir de abril de 2023 a cobrança aos comerciantes vai mudar
Fernando Castilho
Publicado em 28/09/2022 às 8:00
Mercaod de maquininhas de pagamento e cartões pré-pago. Foto: DIVULGAÇÃO


O Banco Central do Brasil publicou resolução (nº 246/2022) que visa aumentar eficiência do ecossistema de pagamentos e reduzir custos de aceitação dos cartões pelos lojistas, estabelecendo limites máximos para a chamada Tarifa de Intercâmbio (TIC).

Em português simples, o que o BCB fez foi dizer que: a partir de abril de 2023, o limite máximo aplicado à TIC em qualquer transação de cartões de débito será de 0,5%; e que o limite máximo aplicado à TIC em qualquer transação de cartões pré-pagos será de 0,7% sobre o valor das operações.

Pode parecer uma coisa sem importância, mas para o comerciante é como vender, pagar 2% para a empresa de maquininha cobrar do cliente, e só repassar para a conta dele um mês depois. Na prática, o pequeno e micro comerciante está permitindo que a empresa gire o dinheiro dele e só depois o devolva, ainda cobrando uma taxa.

Mesmo com as novas limitações impostas, ainda não dá para saber exatamente o impacto disso no mercado, porque hoje mais de uma centena de fintechs estão nesse mercado, e todo mundo cobrando, em média, 2% de TIC e só pagando(também em média) em 28 dias. Mas certamente, muita empresa que criou ou comprou fintech mirando nesse novo negócio - com o discurso de ajudar seus parceiros - vai rever o novo negócio. O varejo digital e milhões de pequenos comerciantes agradecem, embora empresas "puras" de maquininhas possam sentir um baque. 

Polinésia Villa & Resort em Muro Alto

Amanhã, a praia de Muro Alto, no litoral sul de Pernambuco, tem o pré-lançamento da segunda etapa do Polinésia Villa & Resort. Já em obras, o empreendimento vai contar com a segunda operação do Samoa Beach Resort, nova unidade do Beijupirá e unidades residenciais.

Seguro Automotivo e Proteção Veicular

O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, e do (Sindsegnne), Ronaldo Dalcin, esclarecem, nesta quarta-feira, do debate da Rádio Jornal, as diferenças entre Seguro Automotivo e Proteção Veicular e a importância para o consumidor de contratar seguros em ambiente regulamentado. Às 11h.

Suspensas as consultas de Valores a Receber

As consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) estão, de novo, temporariamente suspensas. O Banco Central havia posto o site no ar no dia 15, mas uma semana depois o retirou. Até o dia 15, um total de 58,8 milhões de pessoas físicas e 1,15 milhão de empresas já haviam consultado o Sistema Valores a Receber (SVR).

A loja pop up colaborativa da Crabolando Colab

O Shopping Tacaruna está recebendo a loja pop up colaborativa da Crabolando Colab, marca pernambucana, fundada em 2018, com o propósito de conectar pessoas às suas memórias afetivas. A marca abriga mais de 45 marcas autorais, com o mix de peças de decoração a produtos de empório.

Grupo Paradigma recebe o Mundo Bita

Hoje, na Hier Cervejaria Boa Viagem, tem o 7º encontro de networking Paradigma Conecta, liderado por Manu Asfora e Keplinho Lafayette, do Grupo Paradigma, com Carlos Aníbal Tavares de Melo e Ênio Porto, da Mr. Plot, criadora dos desenhos animados do Mundo Bita.

Programa de Competitividade Territorial

A Fundação Facepe, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, está lançando o Programa de Competitividade Territorial em parceria com a Adepe e a AGE, na modalidade de Subvenção Econômica à Inovação para empresas, no valor de R$ 1,2 milhão não reembolsáveis, com máximo de R$ 100 mil. No (http://agil.facepe.br/).

Curso para se aperfeiçoar em Lei Anticorrupção

 Iniciativa da J&F, holding dos irmãos Joesley e Wesley Batista, abre inscrições para o Sementes de Compliance - programa de 60 bolsas para curso de Compliance e Lei Anticorrupção da LEC, a maior comunidade de compliance do mundo. No: https://sementesdecompliance.com.br/

Conversa sobre energia nuclear no Sertão

O presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear, Carlos Henrique Mariz, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Fernando Jucá, estarão na 8ª edição do Seminário de Energia e Recursos Hídricos da Fiepe, dia 25 de outubro, falando sobre o projeto da usina atômica do Nordeste, para Itacuruba.

TAGS
Coluna JC Negócios fernando castilho maquininhas de cartão
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory