Armazéns do PORTO DO RECIFE no CAIS DE SANTA RITA começam a virar centro de convenções; veja fotos

O projeto de restauro do Armazém 17, no Cais de Santa Rita, exigiu uma proteção das colunas de sustentação e reforço das áreas da coberta
Fernando Castilho
Publicado em 26/01/2023 às 10:20
Futuro Novohotel Recife Marco Zero e da marina no antigo cais do porto Foto: RENATO RAMOS/JC IMAGEM


Parte do Complexo Turístico que está sendo construído no Cais de Santa Rita, os armazéns 16 e 17 começam a ser transformados no novo Centro de Convenções, com capacidade para eventos de área 1.400m², em frente ao futuro Novohotel Recife Marco Zero e da marina no antigo cais do Porto.

Esta semana, o Armazém 16 foi demolido. Sua área será aberta, como acesso ao futuro Centro de Convenções, que está sendo construído no Armazém 17 - que possui duas cobertas e servirá de área de feiras e exposições.

 

RENATO RAMOS/JC IMAGEM - CAIS JOSÉ MARIANO / ARMAZEM 17

O projeto de restauro do Armazém 17 exigiu uma proteção das colunas de sustentação e reforço das áreas da coberta. O projeto tem prazo de entrega até dezembro, quando o hotel deve ser inaugurado.

O comprimento do edifício do hotel em sentido horizontal equivale a um prédio 48 andares em pé, separados por 23 pórticos.

Um das curiosidades do projeto do arquiteto Jerônimo da Cunha Lima é a inclinação do edifício, com 59 graus, com as esquadrias e pele de vidro importados da empresa alemã Schüco. O prédio de cinco pavimentos terá um restaurante no Rooftop, com 500m², e um bar da piscina de 196m².

O investimento total do projeto é de R$ 150 milhões, do consórcio das empresas Máxxima Empreendimentos, Excelsior Seguros, Hima Participações e GL Empreendimentos.

LEIA MAIS:

Com hotel, marina e Centro de Convenções, Cais de Santa Rita será novo polo turístico do Recife em dois anos

MARINA

Além do Centro de Convenções, que terá uma área de 15 mil m² e estacionamento de 230 vagas, o complexo terá uma marina, cujos suportes foram feitos pela empresa espanhola M3 Marinas, com sede em Barcelona (Espanha).

O projeto vai mudar o entorno do Cais de Santa Rita, uma vez que ele está conectado ao Recife Antigo pela ponte que acessa o bairro descortinado dos apartamentos do hotel - metade eles voltados para o mar -, além da visão no Porto do Recife e da futura marina. No sentido oposto, a visão é do Centro de Convenções, do bairro e do Mercado de São José.

RENATO RAMOS/JC IMAGEM - CAIS JOSÉ MARIANO / ARMAZEM 17

A Tecla também está usando uma grande combinação de concreto com perfil de aço, que torna o edifício mais leve, além de facilitar o conceito do projeto de Jeronimo da Cunha Lima, que concebeu um edifício que com um grau de inclinação de 59º suportados por um conjunto de 23 pórticos que permitem ambientes com ampla visão do mar.

O hotel terá três restaurantes, sendo dois do próprio hotel, inclusive o localizado na cobertura - onde está a piscina - e que estará aberto ao público não hospedado no hotel. O restaurante terá uma área de 500m².

TAGS
Cais de Santa Rita Marina hotéis
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory