A empresa BYD conhecida por ser uma espécie de "Tesla chinesa" está chegando ao Brasil para ocupar o mercado de carros híbridos e elétricos depois de comemorar a marca de ter vendido quase dois milhões automóveis em vários países da Ásia, Europa e Estados Unidos.
No ano passado o total de veículos comercializados chegou a 946.239 veículos híbridos e outros 911.140 modelos elétricos.
A marca nasceu na cidade de Shenzhen, Guangdong na China mas aqui no Brasil ela ficou ficou conhecida no Brasil por ser responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro.
Em Pernambuco o concessionário é a Parvi BYD, na Avenida Antônio Torres Galvão, 158 B, na Imbiribeira, Recife. Os modelos partem de R$ 300 mil.
CARRO ARRETADO DE SILVIO MENESES TESTOU
Mas a BYD chegou ao Brasil desde 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.
Como fabricante líder mundial de veículos eletrificados, a BYD tornou-se uma das primeiras empresas a anunciar que encerrará a produção de veículos com motor de combustão e se dedicará exclusivamente aos modelos movidos à bateria elétrica e os híbridos.
A construção do SkyRail (monotrilho) em Salvador aproximou a empresa do Governo da Bahia fez com a PMBA passasse a testar veículos elétrico. O modelo, já caracterizado com o novo padrão de cores adotado pela PM baiana mês passado, tem autonomia de até 300km e está utilizado por um período de teste como apoio ao policiamento ostensivo e rádio patrulhamento, além do atendimento aos cidadãos em ocorrências na região.
A empresa entregou oito modelos do sedan elétrico e5 que serão utilizados pela Polícia Militar no Projeto Atividade Delegada em São José dos Campos.(SP).
O modelo vem revolucionando a indústria de veículos elétricos por uma série de fatores. Foi projetada para aumentar ainda mais a segurança do componente, uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).
Mas somente no ano passado ela decidiu entrar no mercado de veículos elétricos de passeio. Após lançar cinco modelos de automóveis no mercado, a empresa não só atingiu, mas ultrapassou a sua meta de ampliação da rede de automóveis da marca e encerra o ano de 2022 com 50 lojas nomeadas, nas principais cidades brasileiras. Este ano, a empresa quer chegar a 100 nomeações no território brasileiro.
No ano passado a BYD alcançou o melhor resultado mensal em vendas de sua história, confirmando uma tendência de sucessivos recordes de vendas, ocorridos desde março do ano passado e apenas em dezembro, foram vendidas 235.197 unidades em todo o mundo.
Para o mercado Brasil. ela trouxe o modelo BYD Song Plus em novembro que já começa a ser entregue a partir deste mês na rede de concessionárias de automóveis da marca. Globalmente, o modelo atingiu 478.120 comercializadas em 2022.
Outros veículos apresentados no mercado brasileiro também foram destaques em termos mundiais. É o caso do sedã esportivo Han EV, que vendeu 274.015 unidades no ano passado, e se tornou o segundo modelo mais vendido da marca em 2022. Apenas em dezembro foram 30.043 unidades vendidas.
BYD Company Ltd. é uma das maiores empresas privadas da China. Desde a sua criação em 1995, a empresa desenvolveu rapidamente sólida experiência em baterias recarregáveis e se tornou uma defensora implacável do desenvolvimento sustentável, expandindo com sucesso suas soluções de energia renovável globalmente com operações em mais de 50 países e regiões.
Além carros e ônibus elétricos, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes. Em abril de 2022, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro.
Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, das Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação.