O presidente Lula da Silva, não vai demitir nenhum ministro acusado de mau comportamento quando no exercício do cargo ou por ter alianças que ele próprio considerava inaceitáveis.
Assim como não demitiu a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, que gastou R$ 1,092 milhão com duas gráficas que não executaram os serviços oferecidos em seu endereço declarado ao Tribunal Superior Eleitoral e pela suas ligações com o grupo político do ex-PM, Juracy Prudêncio, o Jura, condenado a 26 anos por comandar uma milícia na Baixada Fluminense, Lula não tem como demitir Juscelino Filho porque ele recebeu diárias e usou um jato da FAB para ir assistir leilões de cavalo em São Paulo no final em janeiro deste ano alegando serem compromissos “urgentes”.
Para ele assim como não "não havia fatos relevantes" para demitir a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil) e disse que “Eu mesmo já fui massacrado injustamente. Sei o que você está passando. Aguente firme”, disse Lula, garantindo a ela que permanecerá no cargo. Não há para demitir Jucelino Filho.
E ela ficou depois que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que, por enquanto, "não há fatos relevantes" para demitir a ministra.
No caso de Juscelino Filho o mesmo de Daniela, o ministro segue sendo no cargo mesmo um incômodo para o governo. Uma solução foi enviar o seu caso a Comissão de Ética Pública que informou que vai analisar a situação, o que pode resultar num processo contra ele.
Importa pouco se nos dois casos ele quebrou uma promessa de Lula de não manter no governo integrantes do primeiro escalão envolvidos em irregularidades.
Semana passada, ele tinha dito que o ministro seria demitido caso não conseguisse se explicar. “Se ele não conseguir provar a inocência, ele não pode ficar no governo”. Parece claro que Juscelino Filho se explicou ao presidente e ele acreditou.
Feliz da vida ele postou nas suas redes sociais “Sai há pouco do Palácio do Planalto, onde tive uma reunião muito positiva com o presidente. Na ocasião, esclareci as acusações infundadas feitas contra mim e detalhei alguns dos vários projetos e ações do ministério”, escreveu Juscelino.
E aproveitou para informar uma “Boa notícia: ainda neste mês, o presidente @LulaOficial e eu vamos inaugurar a Infovia 01, entre as cidades de Manaus e Santarém, ampliando o acesso à internet na Região Amazônica”.
Os dois episódios apenas marcam uma posição de que o PT é muito duro com seus próprios integrantes como é o caso de Fernando Haddad, mas que não tem força para enfrentar o União Brasil de Luciano Bivar.
O União Brasil ainda vai dar fazer Lula passar muito constrangimento. Porque na verdade é um ajuntamento de interesses mais amplos que o Centrão do qual faz parte.
E mesmo tendo alguns quadros de alta qualidade tem um grupo de deputados do baixo clero que ao mesmo tempo que é capaz de fazer coisas que desmontam todo aquele discurso de moralidade de Lula é o mesmo que vai garantir os votos que o Governo precisará nas grandes votações.
No fundo tanto Daniela Carneiro como Juscelino Filho estão ali para servir de estoque de votos de Lula no Congresso. Medíocres e sem capacidade de operação comandam ministérios que até poderiam ser importantes, mas que viraram apêndice do Governo.
O ruim disse é que a cada dia o discurso de Lula vai se amoldando a uma realidade muito comum no governo Bolsonaro quando as narrativas justificavam tudo. O problema é que Bolsonaro fez isso para reeleger e Lula tem apenas dois meses de governo.