Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
castilho@jc.com.br
PATROCINADA

Você sabe o que é eficiência energética? Além de economizar dinheiro, atividade investe no futuro sustentável

Promovidos pela Neoenergia, workshops gratuitos sobre chamada pública de projetos de eficiência energética serão realizados a partir de outubro. Confira datas e locais

Cadastrado por

Caio Ponciano

Publicado em 02/10/2023 às 7:00
A importância da eficiência energética: economia, meio ambiente e um futuro sustentável - Reprodução/Envato Elements

A eficiência energética é um tema cada vez mais relevante e necessário para enfrentar os desafios atuais e futuros das mudanças climáticas. Além de proporcionar economia na conta de energia, a eficiência energética desempenha um papel crucial na preservação do meio ambiente, na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e na construção de um futuro sustentável para o planeta.

Ao adotar práticas e tecnologias eficientes no consumo de energia, não apenas estamos reduzindo nossas faturas, mas também contribuindo para a redução das emissões de carbono. O uso excessivo de combustíveis fósseis para gerar energia é uma das principais causas das mudanças climáticas.

Ao utilizar menos energia elétrica, estamos diminuindo a demanda por esses recursos e, consequentemente, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que aquecem o planeta. Além disso, a eficiência energética também preserva os recursos naturais. A geração de energia muitas vezes envolve a extração de recursos finitos, como carvão e petróleo.

Ao usar menos energia, estamos reduzindo a necessidade de operar usinas poluentes e minimizando a poluição do ar e da água, beneficiando a qualidade do ar e a saúde das comunidades locais. Por outro lado, a prática reduz a demanda por recursos naturais, ajudando a preservar ecossistemas sensíveis e habitats naturais.

Reprodução/Envato Elements - Migrar para fontes de energia limpa renovável pode ser uma solução econômica e sustentável

Eficiência energética para além do meio ambiente

Investir em eficiência energética não apenas contribui para a proteção do meio ambiente, mas também impulsiona a criação de empregos sustentáveis. A indústria de energias renováveis, a fabricação de produtos eficientes em termos de energia e a construção de edifícios sustentáveis são apenas algumas das áreas que se beneficiam desse investimento, contribuindo para o crescimento econômico e a sustentabilidade.

De acordo com a professora da Universidade de São Paulo (USP) Virginia Parente, a eficiência tem uma importância grande na produção industrial. “Para as empresas, a eficiência energética é crucial para manter a sua competitividade. Isso é especialmente importante quando o preço da energia pesa muito no custo do seu produto final. Se o gasto em energia de uma empresa é maior do que o dos seus concorrentes, ela precisará colocar o preço do produto vendido mais alto do que aquele dos seus pares mais eficientes. Com isso ela poderá perder consumidores ou até fechar as suas portas.", explica.

"Essa situação é particularmente danosa quando uma empresa localizada no Brasil perde em atratividade para os produtos vindos de uma empresa situada no exterior. Se a empresa no Brasil não consegue ter a mesma eficiência nem custos competitivos, ela pode reduzir suas vendas, reduzir sua produção e, consequentemente, fechar postos de trabalho. E a saída não seria impor uma tarifa para encarecer os produtos importados. Afinal, isso prejudicaria os consumidores ou outras empresas que, por exemplo, dependessem desses insumos importados que, agora encarecidos pela das tarifas de importação, tornariam os produtos finais mais caros, retirando-lhes, por sua vez, a competitividade.”, completa.

Para a superintendente de eficiência energética do Grupo Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas, a conscientização para as questões de economia de energia estão regulados na Lei 9.991 de 24/07/2000, que regula a destinação de 0,28% da receita operacional líquida das distribuidoras de energia nos programas anuais de eficiência energética.

"São diversos tipos de projetos nas tipologias industrial, comercial, serviços públicos, residencial, educativo e poder público partilhando o mesmo objetivo que é a aplicação ou disseminação do uso eficiente de energia elétrica na redução da demanda do sistema elétrico brasileiro. A conscientização dos consumidores quanto a hábitos eficientes no uso da energia são importantes para conseguir esse objetivo", disse.

A educação e a conscientização pública podem desempenhar um papel importante da promoção da eficiência energética - Reprodução/Envato Elements

Além de reduzir as contas mensais de energia, a eficiência energética frequentemente resulta em economias financeiras a longo prazo, pois sistemas e equipamentos eficientes têm uma vida útil mais longa e requerem menos manutenção.

Setores eletrointensivos, como a indústria siderúrgica e a fabricação de vidros, são alguns dos principais beneficiados pela eficiência energética.

Workshops gratuitos sobre eficiência energética

A Neoenergia realizará cinco workshops gratuitos para orientar os consumidores nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, São Paulo e no Distrito Federal. Esses eventos têm como objetivo capacitar os participantes a aproveitar ao máximo as Chamadas Públicas de Projetos de Eficiência Energética regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As inscrições para os workshops podem ser feitas no site www.neoenergiaforum.com.br. A Neoenergia destinará recursos para projetos que promovam a eficiência energética e o combate ao desperdício de energia elétrica em diversas categorias de consumo através da inscrição dos projetos nas Chamadas Públicas de Projetos.

Essas categorias incluem residências, indústrias, comércio, serviços, poder público e serviços públicos. As iniciativas selecionadas deverão ser executadas ao longo de 2024.

Tanto as chamadas públicas quanto os workshops fazem parte dos programas de eficiência energética das distribuidoras da Neoenergia, regulados pela Aneel.

Os workshops começarão no Recife, em 5 de outubro, seguido por Salvador em 10 de outubro, Limeira (SP) em 31 de outubro, Natal em 14 de novembro e Brasília em 23 de novembro.

Programação

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS