O governo e a Petrobras têm mesmo que fazer uma festa para marcar o início das obras de construção do segundo trem da Refinaria Abreu e Lima. Mas a própria paisagem do que existe do “por fazer”, que o cartaz do palanque escondia nesta quinta-feira, em Suape é prova de todo o mal feito naquele empreendimento durante os governos do PT que nos levaram ao escândalo do Petrolão.
A Petrobras e seus empreiteiros hoje sofrem para contratar pessoal com capacidade de trabalhar nas obras de implantação da segunda parte da obra por força da crise a que o país foi submetido nos anos de 2015 e 2016 e que culminaram com o impeachment da presidente, Dilma Rousseff.
Perda de empregos
Isso poderia ter sido evitado se a Petrobras, e outras empresas públicas, não tivessem sido vítimas de um esquema de corrupção que assustou, e ainda assusta, legisladores internacionais dado o nível a que chegamos. Isso custou milhares de empregos a perda de bilhões de reais gastos em horas de treinamento que agora nos fazem falta.
Não era para ser assim. E por isso é importante ter presente que a conclusão da obra da Refinaria Abreu e Lima deve servir de marco para uma nova maneira de encarar investimentos públicos e resistir às tentativas de fazer mal feito.
Estratégica da PE
Claro que concluir a Rnest é estratégico para Pernambuco. Ela, como a planta da Jeep, em Goiana, elevaram o patamar de desenvolvimento do Estado pelo valor que agregam à nossa economia. Mas é importante lembrar que o que acontece agora já deveria ser realidade se a empresa não tivesse sido obrigada a parar as obras porque havia se tornado o foco de uma investigação policial que comprovou um colossal volume de desvios.
O presidente tem motivos para acreditar que com a Rnest concluída Pernambuco estará definitivamente no eixo de refino de petróleo extraído no Brasil no pré-sal. E ainda que no seu discurso não tenha falado do passado é importante não esquecê-lo quando se olhar para o futuro.
Graça Foster
A Rnest, que festeja sua conclusão, já deveria estar em operação total há quase uma década, E só não está porque sua construção custou até agora muitas vezes mais do orçado inicialmente. E porque ali.se operou uma das maiores ações de corrupção que até hoje nos envergonham.
Como aliás, nos envergonha o fato de que a própria empresa ter que contabilizar o recebimento de R$6 bilhões devolvidos por empresas e pessoas que a assaltaram. E serve para nos lembramos do desabafo da então presidente da empresa, Graça Foster quando disse que ela era “o melhor exemplo de como não fazer”.
Efeito ENEM
O Serasa está fazendo a oferta de 6,2 milhões de propostas de renegociação de estudantes listados por inadimplência com as universidades. Ao total 57 instituições colocaram ofertas na plataforma, entre elas Estácio, Anhanguera, Pitágoras, UNIC, Uniderp, Unime e Unopar. O número é importante porque mostra as dificuldades dos alunos em se manter numa universidade e serve para explicar porque o Enem tem cada vez menos pessoas interessadas em acessar uma faculdade. Até porque uma pesquisa realizada pela Serasa revela que 49% dos entrevistados já tiveram de trancar o curso por causa de dívidas com as universidades.
Voucher falso
Fiscalização demais atrapalha. A CTTU passou a multar e até recolher táxi de outros municípios que acessam o Aeroporto do Guararapes trazendo passageiros. O objetivo é que apenas táxis do Recife façam esse serviço. Para transportar um passageiro do Porto de Galinhas um táxi de Ipojuca terá que apresentar um voucher de seu sindicato, assim como o de Recife. Ou seja: na tentativa de ter reserva de mercado para os táxis do Recife a CTTU acabou criando uma burocracia inútil já que os motoristas de Ipojuca podem preencher o documento mesmo que venham apenas apanhar um cliente no Recife assim como os de Recife quando forem buscar um cliente em Porto de Galinhas.
Efeito 123Milhas
O LATAM Pass, quarto maior programa de fidelidade do mundo em número de clientes, comemora o resgate de pontos de mais de 5,8 milhões de brasileiros que embarcaram em voos domésticos e internacionais da companhia pagando apenas a taxa de embarque. O número é 7% superior ao recorde anterior de 2019 e reflete a saída do mercado da 123Milhas a partir de julho. Em 2023 houve aumento de 70% na quantidade de bilhetes para voos internacionais adquiridos com pontos e nos domésticos cresceram 10%.
Nogueira no OLX
O Hub Nogueira Corretores, um dos maiores players do mercado imobiliário no país, fechou parceria com Grupo OLX e se tornou no maior anunciante de imóveis no Norte/Nordeste juntado-se a ZAP, Viva Real e OLX Imóveis. Nogueira estima atrair até 50% da audiência dos três portais na Região Metropolitana do Recife.
Heineken de grife
O Aeroporto de Maceió abriga a Living HNK loja conceito da cervejaria holandesa Heineken para oferecer uma experiência de serviços de bar e restaurante. Com quase 100m 2, Living HNK é a primeira nos aeroportos da Aena na região que deve receber outras unidades em breve.
Sucesso punido
Levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica revela que 2023 foi um ano de grandes conquistas para o setor solar fotovoltaico no Brasil. A tecnologia atraiu mais de R$59,6 bilhões em novos investimentos no período, somando as grandes usinas e os sistemas de geração própria em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Os números estavam sendo acompanhados pelo Governo que decidiu taxar as importações dos painéis solares em 10%.