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Para Stellantis eletrificação de automóvel para consumidor bgrasileiro deve vir com etanol

Stellantis desenhou para o Brasil a Bio-Electro, uma plataforma que proporcionára a eletrificação de automóveis com etanol.

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Fernando Castilho

Publicado em 19/04/2024 às 0:05
Notícia

A Stellantis definiu que o seu projeto para o Brasil no segmento de eletrificação de automóveis começa, de fato, em 2025 com o lançamento de seus primeiros carros como a marca BIO-HYBRID, uma tecnologia de moto propulsão híbrida, que combina energia térmica flex e eletrificação e que a empresa quer desenvolver para o país ancorada no etanol.

A empresa não fala sobre que modelos vão abrir a série nem a planta em que ele será produzido, embora se especule que o novo veículo poderá ser montado na planta de Goiana em Pernambuco que já produz os modelos Renegade, Compass, Commander e as pick-ups Todo e RAM Page.

Plataformas

A divulgação das plataformas Bio-Hybrid que a Stellantis desenhou para o Brasil começou no ano passado com a criação da Bio-Electro, uma plataforma destinada a acelerar tecnologias de moto propulsão baseadas na hibridização, combinando eficiência térmica e eletrificação.

De forma simples pode-se dizer que a Stellantis desenvolveu quatro plataformas para aplicação no Brasil assim denominadas: Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT, Bio-Hybrid PLUG-IN e BEV (100% Elétrica). Elas são plataformas baseadas em tecnologias diferentes, que apresentam distintos graus de combinação térmica e da eletricidade na propulsão do veículo.

Descarbonização

Mas a empresa chegou a uma conclusão óbvia sobre os veículos elétricos. Apesar de eficientes no processo de descarbonização, eles ainda possuem um custo elevado, o que impede sua aquisição por grande parte dos consumidores de países em desenvolvimento com características de renda como as do Brasil.

É aí que ela se dispôs a entrar com a o uso do etanol na hibridização que é extremamente eficiente em emissões, uma vez que a cana-de-açúcar em seu ciclo de desenvolvimento vegetal absorve dióxido de carbono e proporciona 60% de mitigação final do CO2. Ou seja, quer fabricar carros elétricos híbridos que em lugar de usar a gasolina usem o etanol.

Propulsão híbrida

No fundo, o que ela quer dizer é que a combinação do etanol com a eletrificação em propulsão híbrida é uma alternativa adequada de transição, pois permitirá o acesso de faixas maiores do mercado consumidor a tecnologias de baixa emissão.

Assim, o grupo Stellantis prepara o lançamento de carros movidos 100% a etanol ou com tecnologia híbrida que combina o combustível renovável à eletricidade. Os dois primeiros modelos devem chegar ao mercado até o fim de 2025.

Adotar o etanol

A Stellantis reconhece que a propulsão elétrica virou tendência dominante no setor automotivo mundial, mas acredita que para se adequar ao cenário brasileiro, é necessária uma rota de transição. A proposta de adotar o etanol tem a ver com o que a empresa acredita ser possível combinar o combustível com a eletrificação se transformando numa alternativa competitiva de transição.

Especialmente quando considerado no ciclo de vida completo do automóvel, o uso do etanol é extremamente eficiente em emissões, uma vez que a cana-de-açúcar em seu ciclo de desenvolvimento vegetal absorve CO2.

No mercado quer dizer que ao menos no Brasil, a Stellantis quer ter um diferencial muito mais sustentável que um veículo elétrico híbrido a gasolina como os oferecidos no mercado. E isso deve impactar a indústria sucroalcooleira que pela primeira vez ganha o apoio de uma montadora de classe mundial para o etanol depois que o Brasil gerou a tecnologia flex há mais de 30 anos. O que pode resultar num carro que o brasileiro médio possa ter na garagem.

Divulgação
Navio russo com oleo diesel para o Brasil. - Divulgação

Diesel Russo

O Secretário de Estado da Fazenda do Amapá, Jesus de Nazaré de Almeida Vidal revogou ontem os Atos Declaratórios que aprovam Regimes Especiais para redução da alíquota de ICMS para combustíveis de das empresas, Refinaria de Petróleo de Manguinhos S/A, Fair Energy Petróleo Ltda., Father Trading do Brasil Ltda., Amapetro Trading Ltda., Alba Trading S/A, Commercium Comercial Importadora Exportadora Ltda., Hipogrifo Importação e Exportação Ltda. e Harst Comércio, Importação E Exportação Ltda. Juntas, entre janeiro e março elas importaram 1,9 bilhões de litros de óleo diesel da Rússia com redução da cobrança de do ICMS.

Com esse benefício, ao importar pelo Porto de Santana no Amapá, as empresas pagavam apenas R$ por metro cúbico de diesel enquanto nos demais estados as concorrentes pagavam R4. Essa operação gerou um crédito fiscal de R$416 bilhões a ser reconhecido pelos estados para onde o combustível importado era destinado após ser nacionalizado.

Na semana passada, Pernambuco pediu na reunião do Consefaz uma mudança na legislação de modo a restabelecer as condições de controle dessa importação. Como o gesto do secretário, Almeida Vidal criam-se as condições de que o novo sistema de controle seja aprovado na reunião do órgão marcada para a próxima quinta-feira (25).

AFCP 80 anos

A Associação dos Fornecedores de Cana do Brasil (AFCP), completou ontem 80 anos de atividades em prol de mais de 7 mil associados. A AFCP foi protagonista de todas as ações de atuação do setor no Nordeste e no Brasil além de ter contribuído com assistência aos produtores, além de ter sido uma importante organização política do setor. Atualmente ela é presidida por Alexandre Andrade Lima desde o seu primeiro mandato em 2007.

Energia Shell

Agora é oficial. A gigante Shell Energy está chegando ao Brasil. A partir de maio, uma nova e ampla estratégia de produtos e serviços da marca se consolida na comercialização de gás, energia elétrica e produtos ambientais para o mercado atacadista brasileiro através da Prime Energy, empresa parte do Grupo Shell desde 2023, focada em empresas consumidoras de energia de pequeno, médio e grande porte no mercado livre quanto no regulado.

Anhumanas

Ficou pronto o novo texto do professor e ex-diretor do Ipea, Gustavo Maia Gomes. “Uma noite em Anhumanas (Das usinas de açúcar ao predomínio urbano em Pernambuco e Alagoas: histórias familiares 1875 2020)” será lançado na próxima quinta-feira (25) na Mercearia Pará, Rua Olímpio Tavares 110, Casa Amarela dia 25 de abril às 19 horas.

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Exata Engenharia constrói residenciais em Dois Carneiros, Jaboatão. - Divulgação

MCMV da Exata

Liderada pelos irmãos Camila e Guilherme Carvalho, a Exata Engenharia está lançando novo condomínio clube com 300 unidades, VGV de 70 milhões, a partir de R$200 mil, em Dois Carneiros, Jaboatão. Ano passado ela entregou 780 unidades, em dois condomínios na mesma localização cuja meta é lançar três mil unidades dentro do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) na Região Metropolitana do Recife, nos próximos 36 meses.

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Locação de caminhões cresce no Brasil - Divulgação

Locação de brutos

Em 2023, as locadoras de veículos emplacaram 10.211 caminhões, um crescimento de 38,9% sobre as compras de veículos pesados em 2022. Dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), com informações do Serpro. O segmento de locação no Brasil já chega a 42.712 unidades no Brasil. Conforme a ABLA, isso fez com que o total de veículos pesados no setor de locação com contratos de locação de caminhões tenha duração de 12, 24 e até 36 meses.

Agenda Fecomércio

Nesta segunda-feira (22), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) realiza o lançamento e entrega da Agenda Institucional do Sistema Comércio 2024 e da Agenda Estadual do Comércio de Bens, Serviços e Turismo 2024, que delineia as prioridades e demandas do setor para o ano. Às 9h, na Casa do Comércio, localizada na Avenida Visconde de Suassuna, 265, Santo Amaro.

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