Dona de nove fábricas, três delas em Pernambuco, o gigante Tramontina que produz mais de 22 mil itens num portfólio que vai dos conhecidos talheres e panelas até ferramentas automotivas está apostando no potencial do mercado de porcelana tradicional.
A companhia, que por 30 anos foi liderada pelo empresário Clóvis Tramontina que adquiriu uma forte ligação com Pernambuco, fez um investimento de mais de R$400 milhões, numa fábrica de Porcelanas inaugurada em 2022, o último segmento em que a marca centenária entrou. A plantas de Pernambuco estão vinculadas à fábrica Tramontina Delta.
A entrada no mercado de porcelana tradicional se deu em 2022 no final do govenro Paulo Câmara. Este ano, a planta localizada no município de Moreno apresentou cinco novos estilos de louças (City, Flora, Fun, Japandi e Churrasco) com a proposta de refletir diferentes personalidades.
Atualmente, a Tramontina possui três plantas no estado: duas dedicadas à produção de utensílios domésticos e mobiliários em plástico, localizadas em Várzea e Moreno, e uma mais recente, voltada à produção de porcelanas tradicionais.
A unidade de Porcelana produz 48 mil peças por dia e 1,45 por mês, entre pratos, xícaras, canecas, pires, tigelas, travessas e saladeiras em porcelana.
A Tramontina se empenha em impactar positivamente as comunidades em que está inserida e por meio do apadrinhamento do Movimento Inspire, de Olinda (PE), no ano passado, passou a colaborar não só economicamente, mas também através de um programa de voluntariado gerido internamente.
Ainda em 2023, a empresa fez parte de uma ação que reciclou copos plásticos usados na corrida de São Silvestre, transformando-os em mobiliário doado para a ONG Movimento Inspire e escolas públicas de Pernambuco. Foram 214 mesas e 420 cadeiras fabricadas para doação, seguindo o padrão de qualidade dos produtos da marca.
Os investimentos de R$400 milhões em Pernambuco (valor até dezembro/2023) foram em máquinas e equipamentos, construção de prédios, treinamentos e desenvolvimento de equipes e pesquisa e desenvolvimento de mercado.
E o foco da planta de porcelana é atender a demanda crescente por opções diversas e de qualidade. A marca explora, nas novas coleções, tendências estéticas como a valorização dos detalhes na decoração, além de incluir um leque diverso de referências.
Enquanto a coleção City remete à vida urbana retratada em grafismos modernos e elegante, voltada a quem busca uma proposta mais contemporânea, as peças do estilo Flora trazem cor e delicadeza para uma mesa atemporal. Para quem busca propostas divertidas e informais, a coleção Fun é a ideal.
Funcionalidade e elegância em um estilo minimalista são as principais características das peças Japandi. E para coroar uma área em que a Tramontina já é conhecida, os itens do estilo churrasco mesclam rusticidade e tradição à mesa. A variedade visa inspirar composições para qualquer ocasião.
“Para nós, enquanto indústria, o desafio reside em atender uma ampla gama de estilos. Em resposta às mudanças nas necessidades dos consumidores, expandimos a variedade de produtos disponíveis. Compreendemos que moda e estilo estão intrinsecamente ligados às tendências em louças de porcelana, já que estas são uma forma de expressão pessoal. Mantemos essa visão tanto para o mercado brasileiro quanto para a exportação”, afirma Marcio Lucena Lisboa, diretor da Tramontina.
Por meio da campanha Porcelane-se, a marca pretende quebrar o estigma de que a porcelana só deve ser utilizada em ocasiões especiais. Para isso, aposta em uma novidade no processo de estampagem: além do decalque e da impressão digital, já utilizados, a Tramontina aplicará nas novas peças o ImPrint.
O processo envolve o mesmo equipamento da decoração digital, mas a diferença está no tipo do reagente, que causa um efeito de relevo no produto, transformando a arte desejada em uma textura.
“Estamos sempre buscando inovações, e agora trazemos a novidade da decoração ImPrint. A ideia é ter opções para todos os gostos e bolsos sem perder qualidade, para que a porcelana faça parte do dia a dia”, explica Marcio Lucena Lisboa.
Com o mercado de mesa posta em constante evolução, este hobby já vem sendo popularizado nos últimos anos por especialistas em decoração e influenciadores digitais. Organizar os utensílios para uma refeição de forma estilosa e com cuidado demonstra afeto e dedicação à ocasião e aos convidados, e não precisa ser reservado apenas a comemorações.
Além disso, é um convite a soltar a criatividade: entre linhas clássicas, rústicas ou contemporâneas, as opções variam estampas, cores, texturas, e ainda permitem combinar porcelanas com outros elementos, como talheres, toalhas, sousplats, guardanapos e até arranjos de flores.
O terreno que abriga a planta da Tramontina foi doado pelo Governo Pernambuco como instrumento de competitividade e a atratividade do Estado e garantiram a concretização do projeto, iniciado anos atrás, ainda no governo Eduardo Campos. A companhia também conta com o benefício de 85% de crédito presumido no saldo devedor de ICMS pelo prazo de pelo menos 10 anos.
A Tramontina iniciou suas operações em uma pequena ferraria, fundada por Valentin e Elisa Tramontina, em 1911, no sul do Brasil, dando origem a um grupo que hoje conta com nove unidades fabris.
A empresa fabrica utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, móveis de madeira e plástico, além da ampla linha de equipamentos fabricados para o mercado nacional e exportados para vários países. A empresa possui mais de 10 mil funcionários, produz mais de 22 mil itens e está presente em 120 países.