Maior rede em Pernambuco, Selfit programa invertir R$ 45 milhões em novas academias no Nordeste

Com forte expansão em andamento, a rede Selfit Academias busca democratizar o acesso aos serviços de fitness e promover um estilo de vida saudável.

Publicado em 06/08/2024 às 21:40

A Selfit Academias, uma rede de serviços para condicionamento físico e que se tornou a maior empresa do segmento em Pernambuco está reafirmando seu compromisso com a saúde e o bem-estar de forma acessível para diversas faixas de público depois de ter se tornando maiores redes de academias do Brasil com foco especial em sua expansão no Nordeste.

A companhia opera 33 unidades espalhadas pelo Estado, entre franquias e próprias. E está abrindo quatro unidades que estão sendo inauguradas sequencialmente, entre julho e agosto. Essas novas unidades estarão na Avenida Bernardo Vieira de Melo, Nova Descoberta, Arruda e no bairro do Jordão, respectivamente.

Ainda este mês, a Selfit abre unidade de Surubim . Ela já opera diversas unidades na Região Metropolitana, além de outras cidades do interior, como Petrolina, Garanhuns e Serra Talhada.

Cuidar da saúde

Segundo o CEO da Selfit, Fernando Menezes, a expansão em Pernambuco é motivo de grande orgulho da companhia. “Queremos oferecer a mais pessoas a oportunidade de cuidar da saúde e do bem-estar com acesso a uma infraestrutura de ponta. Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos dos nossos alunos, oferecendo um ambiente motivador e acolhedor”.

Ele esclarece que a companhia opera tendo como base o modelo ‘Alto Valor, Preço Baixo’ (High-Value Low-Price (HVLP), em inglês), assegurando recursos para levar adiante a ideia de inovação e responsabilidade com o consumidor.

A jornada da Selfit Academias começou com a primeira unidade inaugurada em Salvador no ano de 2012 por um grupo de empresários pernambucanos. Em 2015, já com cinco unidades, a empresa se associou ao fundo H.I.G. Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento. Em média, segundo o executivo, cada nova unidade da Selfit demanda investimentos de R$4.5 milhões.

Investimento forte

Em Pernambuco, os investimentos são expressivos, totalizando R$45 milhões, em 2024. Este aporte financeiro demonstra a confiança no potencial econômico da região e o compromisso com o desenvolvimento local. Este montante visa impulsionar a economia local e atender à crescente demanda do mercado.

Os investimentos nas novas unidades resultarão na criação de quase 250 novos postos de trabalho diretos em solo pernambucano, além disso, haverá a geração de cerca de 65 empregos terceirizados, fortalecendo ainda mais o mercado de trabalho e contribuindo para a redução do desemprego na região.

Hugo Moreira
Fernando Meneses, CEO da rede de academias Selfit. - Hugo Moreira

Foco no Nordeste

Os dados apresentados evidenciam um forte compromisso com o desenvolvimento regional e a geração de valor para as comunidades locais, destacando o Nordeste como um polo de oportunidades e crescimento no cenário nacional.

Além do crescimento em Pernambuco, a Selfit também está investindo em diversos outros estados. A rede já está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso, Amazonas, Pará, entre outros.

No Nordeste, um dos principais focos de investimento no momento é o estado de origem, Pernambuco. Outro estado que tem recebido investimentos da rede é o Maranhão: em breve, serão inauguradas três novas unidades, parte de um plano estratégico de expansão, que visa atender uma demanda crescente por academias de qualidade na região. Ela está presente em mais de 60 municípios.

Segundo Menezes, “a inauguração das novas unidades no Nordeste é um marco importante para a Selfit, pois buscamos consolidar como referência na democratização do exercício físico bem-estar na Região.”, revela o CEO.

Poucas franquias

O setor de expansão de unidades comerciais tem mostrado um crescimento significativo, com investimentos robustos sendo direcionados para o Nordeste do Brasil. Para abrir uma nova unidade, o investimento médio gira em torno de R$3,5 milhões, com um prazo de retorno estimado em até 36 meses.

Menezes destaca que a empresa trabalha na estruturação de uma cultura organizacional disseminando boas práticas comunicando essa cultura de forma transparente e envolvimento do seu time. Ele ainda lembra que a empresa trabalha com a política de não cobrar multa ou taxas de modo a não surpreender o cliente na hora de pagar sua mensalidade

A Selfit já está presente em quase todos os estados do Brasil, totaliza mais de 130 unidades - entre próprias e franquias - com o principal propósito de se conectar à jornada de vida de cada pessoa, despertando a paixão pelo movimento, respeitando as metas e particularidades de cada cliente.

Mercado a descobrir

Outra observação do CEO da Selfit é que o Brasil ainda é um mercado a ser ocupado devido a baixa penetração entre a população. Enquanto nos Estados Unidos, o índice chega a 21,2% no Brasil ele está em apenas 4,90%. Isso, segundo ele, é um horizonte a ser procurado pelo setor e a Selfit já definiu que quer estar entre as líderes.

Ele ainda revelou que o modelo de investimento com capital próprio é através do fundo H.I.G. Capital dá uma forte capacidade de crescimento orgânico uma vez que a empresa tem entregado aos investidores.

Apesar dessa condição, a companhia tornou-se um produto de atenção dos investidores de grande porte interessados em franquias ainda que ele parta de R$4,5 milhões.

Nós temos um grande cuidado em escolher cada parceiro porque uma das coisas que nós desejamos 24 horas por dia é a preservação da cultura Selfit. Então cada parceiro nosso passa por uma avaliação imprecisa de modo que não fechamos as portas para receber novos parceiros, mas queremos que ele esteja comprometido com o jeito de atender aos nossos clientes.

Startup Weburn

Em 2012, a Selfit realizou um aporte na startup Weburn, considerada a ‘Netflix’ da vida saudável. O aplicativo, que já oferecia treinos, dicas de alimentação e videoaulas, agora investe em uma linha própria de produtos nutricionais.

A startup, fundada em 2017, tem o objetivo de levar uma melhor qualidade de vida para o maior número de pessoas por meio de conteúdos fitness, saúde e bem-estar, conta atualmente com mais de 500 mil usuários.

Tags

Autor