Coluna de João Alberto

João Alberto

Por João Alberto, com Lara Calábria e Julliana Brito
ESPECIAL

Dia dos Pais com João Alberto: Construindo juntos novos futuros

A coluna homenageia histórias inspiradoras de pais e filhos nesta data especial

Cadastrado por

Julliana Brito

Publicado em 10/08/2024 às 11:20
Avelar Loureiro Neto, Letícia Loureiro, Avelar de Castro Loureiro Filho e Clarice Loureiro - Arquivo Pessoal

Empreender, construir novos lares com propósito e também ter um papel fundamental na família. Esse é o guia de Avelar Loureiro Filho, empresário recifense e fundador da ACLF Empreendimentos.

Mas, porquê empreender e construir? Em meados de 1970, Avelar Loureiro Filho foi realizar um mestrado em Engenharia de Produção e Administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e lá teve uma forte vivência na expansão urbana carioca. Com isso, ao retornar ao Recife na década de 90, ele voltou com o propósito de atuar no desenvolvimento da cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Assim, surge a ACLF Empreendimentos, responsável por imóveis importantes em Paulista.

PROPÓSITO FAMILIAR

Já no papel da família, Avelar segue a mesma excelência. O empresário sempre quis ser pai – e avô – pois acredita que esse é um dos propósitos dos humanos na terra. “Como eu sempre quis, também incentivei todos os meus filhos o mais cedo possível para que pudessem querer e ter filhos, que são agora meus netos”, afirma. Além disso, ele reforça que “os filhos são na realidade a materialização de um legado. Seja o legado que você constrói, seja o de realizações, seja o profissional, seja o de um bom cidadão. Todos esses são importantes transmitir para a próxima geração”.

Para ele, o essencial durante a criação foi e sempre será a educação. “A disciplina é um dos primeiros pilares, ser exemplo também é muito importante e proporcionar experiências novas sem ter medo de errar. Então, é bom estar por perto, observando, mas deixando que cada um siga o seu caminho, que cometa os seus erros mas também orientar quando preciso”, afirma. Além disso, Avelar considera importante incentivar o desenvolvimento das habilidades dos filhos e da linguagem, independente de um caminho profissional, pois isso amplia as possibilidades de um futuro de sucesso.

CONTINUAÇÃO DO LEGADO

Atualmente, os seus três filhos: Letícia, Clarice e Avelar Loureiro Neto, trabalham ao seu lado na empresa. No entanto, cada um em uma área diferente. Letícia é diretora comercial; Clarice é diretora administrativa e Avelar Neto, diretor do Grupo ACLF.

“Eu me sinto muito recompensado por saber que eles estão dando continuidade não só ao negócio, cada um com sua competência, mas a um conjunto de valores e condutas que a gente, eu e a mãe deles, sempre prezou. Plantamos várias sementes que estão germinando e efetivamente dando frutos para outras pessoas, para nossa comunidade, de uma forma mais ampla.”, diz orgulhoso Avelar.

O seu filho Avelar Neto, afirmou sempre ter sido próximo do seu pai, com a presença em momentos bons ou difíceis, nos negócios, no lazer, jogando bola ou velejando. “Minha lembrança mais emblemática também é a mais recente, que foi a conquista da Fita Azul na Regata Internacional Recife - Fernando de Noronha (Refeno) junto à ele. Foi a realização de um sonho não só meu, mas acredito que um sonho dele também. A gente já vem ganhando essa regata há três anos e, enfim, sempre junto nessa parceria aí de pai e filho, trabalhando em equipe”, relembra Avelar Neto.

RESILIÊNCIA, GARRA E DEDICAÇÃO

Além do exemplo de resiliência e garra, Avelar Neto afirma que a carreira profissional do seu pai influenciou de forma positiva a sua escolha profissional. “Crescer vendo o esforço dele, a dedicação no trabalho inspirou bastante não só a mim, mas a minhas irmãs também. Seguimos um caminho semelhante ao dele, de determinação e sucesso, transformou nossa trajetória não só no trabalho, mas como cidadãos’, afirma.

Por fim, em nome de todos os filhos, Avelar Neto reforça que é um orgulho, mas também uma responsabilidade seguir com o legado do seu pai, Avelar Filho. “Hoje em dia a gente não só dá continuidade ao trabalho, mas continuamos construindo junto. Como a empresa familiar tem eu, minhas irmãs, meu pai, meu cunhado, é uma honra poder continuar com esse legado que ele construiu com tanto esforço e a gente busca fazer o nosso melhor para poder honrar o trabalho dele”, finaliza.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS