Novo espaço de notícias e enfoques sobre literatura no Jornal do Commercio, a Literária começou ontem, no Dia Mundial do Livro. A novidade logo se espalhou, ganhando repercussão nas redes sociais e fora delas. Veja algumas vozes, de vários cantos do país, que expressaram apoio pela iniciativa.
“Que alegria saber que autores e leitores passaremos a ter uma coluna dedicada ao reconhecimento da vitalidade e da qualidade da produção literária no Brasil. Parabéns Fábio Lucas. Desejo sorte, muito sucesso e longa vida à sua coluna!” – Edney Silvestre, escritor e jornalista.
“Faltava esse traço, no JC. Como um grande jornal do Brasil. Não falta mais. E parabéns pela escolha do responsável pelo texto. Não poderia ser ninguém mais qualificado que Fábio Lucas. Em resumo, parabéns para todos. Para o jornalista, que assim passa a tratar do tema. Para o Jornal, que brilha. E para todos nós, leitores, que agora vamos saborear esses textos”. – José Paulo Cavalcanti Filho, jurista e escritor, membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Pernambucana de Letras.
“O JC marca literalmente um “gol de letra” ao estrear no Dia do Livro a coluna do imprescindível Fábio Lucas, uma das vozes mais respeitadas no jornalismo literário e cultural, além de seus outros dons literários. O Brasil agradece, neste momento importante da história em que é preciso formar cada vez mais leitores e leitoras que exerçam o direito à leitura. Longa vida ao JC e à nova coluna”. – José Castilho, ex-diretor da Biblioteca Mário de Andrade e da Editora da Unesp, foi secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
“O entusiasmo na acolhida da coluna inaugural de Fábio Lucas mostra como o JC acertou. Também diz como isso responde a uma demanda tanto tempo represada. Nas redes sociais já há abundância de comunicação; faltava esse cuidado com a transmissão; com critério e leveza”. – Lourival Holanda, presidente da Academia Pernambucana de Letras.
“Nosso domingo será agora mais rico em cultura com a mais nova coluna de literatura: Literária sob a responsabilidade do competente Fábio Lucas. Parabéns ao nosso JC por mais essa iniciativa” – Mozart Neves Ramos, educador e escritor, foi reitor da UFPE e secretário de Educação de Pernambuco.
“Abrir espaço à literatura na grande imprensa é humanizar ainda mais a relação com seus leitores. É uma janela por onde entram imprescindíveis diálogos de acolhimento e reflexão. Alegro-me (e muito) com a possibilidade de a literatura ganhar este generoso espaço no JC por meio do competente olhar de Fabio Lucas”. – Rogério Pereira, escritor e editor do Jornal Rascunho.
“O JC é uma notável realização de equipe competente e moderna sob a clarividente liderança de João Carlos Paes Mendonça. Fez e vai continuar fazendo História. Hoje, o JC amanhece maior e melhor. A página Literária será um proveitoso lugar de encontro entre o Livro e o Leitor para o bem da Literatura”. – Gustavo Krause, ex-governador de Pernambuco.
“É sempre bom quando um jornal resolve abrir espaço maior e regular para a literatura. Quem conhece a história da literatura pernambucana fica até surpreso que o espaço não seja maior ainda e ininterrupto. Houve no próprio JC grandes momentos de páginas literárias, com espaço não apenas para notas, notícias e reportagens – como se espera do jornalismo –, mas também entrevistas e debates, que alimentam o espírito da crítica cultural que é cada vez mais ausente, num mundo devastado pela péssima extração do pensamento. O melhor sempre é quando o jornalismo se associa à literatura de verdade, e não se contenta com registrar a literatura, dá espaço aos criadores, a poetas, contistas, ensaístas, para que se expressem. Vida longa, portanto, ao novo espaço de literatura no JC é o que deseja este escritor. - Sidney Rocha, escritor e editor.
“Sou cria de jornal, me tornei adulta trabalhando em redações de notícias, como repórter, e apesar de hoje ser muito mais escritora e editora de livros, jamais esquecerei o jornalismo como primeira paixão. Então, imagine a minha euforia ao acompanhar o lançamento de Literária, coluna do Fábio Lucas! Os jornais podem retomar a imprescindível participação na propagação da literatura no país; ver um importante veículo consciente dessa atuação é animador, num dia como o de hoje, o do livro, é impulsionador! Recife e o Brasil ganham um presente!” – Dani Costa Russo, escritora e editora, criadora do Selo Auroras da Editora Penalux.
“É sempre bom reencontrar o espaço para literatura nos grandes jornais diários. Afinal, a crítica moderna nasceu em meio ao jornalismo cotidiano, misturada às notícias sobre o preço do pão, as crises econômicas, a violência social, os avanços das tecnologias... Saber que o JC vai hospedar a coluna do jornalista literário Fábio Lucas, sempre comprometido com os livros e o bom jornalismo literário, deixa-me a melhor das expectativas”. – Eduardo Cesar Maia, crítico literário e professor.
“A abertura de mais um espaço para divulgação da literatura é um motivo de celebração em um tempo onde estes estão cada vez mais escassos. Viva Fábio Lucas e sua incansável luta pra literatura. Esta, uma conquista de todos nós”. – Mailson Furtado, escritor e editor.
“A chegada da coluna Literária, produzida pelo competente Fábio Lucas, é um vigoroso alento à difusão do estruturante hábito da leitura em Pernambuco e alhures, dando voz a um número incalculável de instigados produtores de conteúdo, notadamente na terra onde o Capibaribe e o Beberibe se encontram para formatarem o Atlântico. Notável. Parabéns ao JC e mais ainda ao instigado colunista”. – Rogério Robalinho, produtor cultural, coordenador da Bienal do Livro de Pernambuco.
“Que lindo ver no Dia Mundial do Livro nascer este espaço no Jornal do Commercio, trazendo a literatura para o espaço do jornal. Adorei as notas com novidades do mercado editorial! Que os livros ocupem cada vez mais espaços como esse e cheguem a mais pessoas”. – Yara Fers, escritora e editora.
“Grande acerto do JC a coluna "Literária", do jornalista Fábio Lucas. Notícias diversificadas em que a cena literária nacional anda lado a lado com o que se produz em Pernambuco, sem hierarquizações ou sectarismos”. – Wellington de Melo, escritor, editor e consultor editorial.
“Não conheço melhor ferramenta para o conhecimento de si e do mundo que a Literatura, portanto, todo espaço que a ela se abre, significa a possibilidade de uma sociedade mais crítica e atuante”. – Conceição Rodrigues, escritora e professora.
“Conheço a competência e a responsabilidade profissional de Fábio Lucas. Sua estreia na coluna de literatura do JC significou o prenúncio de mais um desafio, que caberá bem no universo do seu talento”. - Alfredo Bertini, economista, pesquisador e produtor cultural.
“Com espaço cada vez menor na imprensa nacional, a Literatura ganhar duas páginas no Jornal do Commercio é uma conquista enorme. Parabéns ao JC, parabéns ao editor Fábio Lucas. E longa vida ao “Literária”!” – Roberto Azoubel, pesquisador, membro do Conselho Editorial da Cepe, foi coordenador de Literatura na Secretaria de Cultura de Pernambuco.
“A estreia de “Literária”, por Fábio Lucas, no Dia Mundial do Livro, é a junção perfeita entre abismo e luz, ao passo que tratar de Literatura ainda é desafiador. O jornalista enfoca as diversas possibilidades no entorno, me remete ao espírito do escrivão Isaías Caminha por Lima Barreto: “Se me esforço por fazê-lo literário é para que ele possa ser lido”. Vida longa à coluna!” – Aline Gonçalves, curadora da Mostra Literária de Conselheiro Lafaiete (MG).
“Uma coluna Literária que nasce no Dia Mundial do Livro é algo muito especial. Toda e qualquer ação que venha para aumentar o número de leitores em nosso país é uma forma de esperança”. – Daniela Galanti, artista fazedora de livros.