Arte da boca para o mundo

Festival Janeiro de Grandes Espetáculos também leva literatura aos palcos pernambucanos

Imagem do autor
Cadastrado por

Fábio Lucas

Publicado em 13/01/2024 às 18:25
Notícia
X

A palavra falada para uma plateia atenta é como um livro escrito no ar, depois de vários rascunhos que são os ensaios. Teatro e literatura são artes siamesas. Por isso, quando um festival teatral com 30 anos de história entra em cartaz, a oportunidade bate à porta para os amantes da literatura. É o Janeiro de Grandes Espetáculos, que traz artistas de outros estados para Pernambuco, e promove o teatro pernambucano para um público em expansão.
Em sintonia com as tradições da arte que sai da boca para o mundo, o Cordel Operístico Lua Alegria do poeta e pesquisador Paulo Matricó, inspirado em Luiz Gonzaga, percorre cidades pernambucanas desde o último dia 11, na programação do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos. Depois de passar por Garanhuns, as apresentações e workshops sobre literatura de cordel chegam neste domingo a Goiana, seguindo para Petrolina, e Caruaru. Haverá apenas apresentações, sem workshop, no Recife e em Jaboatão dos Guararapes. A turnê conta com a parceria do Sesc Pernambuco e incentivo do Funcultura do Governo do Estado de Pernambuco. Mais informações e agenda no Instagram @luaalegriacordel.
Neste domingo, 14, tem leitura dramatizada de “Passe em casa”, de João Luís Vieira, no Teatro Arraial, no Recife. Na segunda, 15, “Cúmplices – Transgressões de um Ricardo III” chega ao Sesc Petrolina, com Fabiana Pirro e João Guisande, sob a direção do próprio Guisande e Moncho Rodriguez. Na terça, 16, o Hermilo Borba Filho, no Recife, recebe “Cartas d’Abril”, de Portugal, com direção e interpretação de Simão Barros, baseada em testemunhos e documentos produzidos após a revolução de 1974 no país.
A programação completa do festival, que segue até o final do mês, pode ser conferida no site www.festivaljge.com.br.


Quaresma de volta

No Janeiro de Grandes Espetáculos, Alexsandro Souto Maior traz de volta aos palcos “Quaresma”, baseada no romance “Triste fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto, em montagem que mira estabelecer “um diálogo provocativo entre o Brasil da República Velha e o Brasil do século XXI”. A direção é de Quiercles Santana. No Teatro Apolo, no Recife, na quarta, 17, às 7 da noite.


A origem do mundo

Baseada em HQ de Liv Stromquist, a peça com texto e atuação de Luisa Micheletti e Júlia Tavares terá apresentações no Sesc Santana, em São Paulo, de sexta, 19, a domingo, 21. A direção de “A origem do mundo” é de Maria Helena Chira. Saiba mais no Instagram @origemdomundo_teatro.

Divulgação
Aline com os livros que leu - Divulgação


Aline Sertão leu em 2023

Em um ano dá para ler muita coisa. Na pilha de Aline Sertão teve livro emprestado, leituras ligadas ao trabalho e outros para o curso de Letras. “Sinceramente, eu não sei como consegui ler tanto! Achei que terminaria o ano com 10 leituras, no máximo”, conta Aline no Instagram @alitterae. “Se por um lado a falta de tempo me atrapalhou, por outro, ela ajudou. Dei valor ao tempo de leitura e li apenas o que fazia sentido para mim. O que li em 2023 me moldou. Minhas perspectivas mudaram e cresci mais um pouco”.


Rebentar

O premiado Rafael Gallo faz lançamento de nova edição do romance “Rebentar”, pela Record, em sessão de autógrafos e bate-papo com Carlos Eduardo Pereira, nesta segunda, 15, na Janela Livraria, no Rio de Janeiro. A partir das 7 da noite.


Sophia e Micheliny

O Astrolabio oferece o minicurso “Encontros com Sophia”, reflexão sobre três obras de Sophia de Mello Breyner Andresen. Outros poemas, contos e textos infantis da autora portuguesa também serão abordados por Micheliny Verunschk, que ministra o curso online esta semana, de terça, 16, a quinta, 18, sempre às 7 da noite. Outras informações e inscrições no site www.oastrolabio.com.br.


Poesia com Dirceu Villa

Em curso de férias pela Capivara Cultural, Dirceu Villa aborda os “Poetas de quem nada sabemos”. De nacionalidades, línguas e tempos diversos: o português Gomes Leal, a alemã Emmy Hennings, o italiano Edoardo Sanguineti e a brasileira Jacinta Passos. A partir desta terça, 16, às 7 e meia da noite, em três encontros online, sempre às terças. Inscrições no site www.acapivaracultural.com.br.

Divulgação
Jornalista e escritor Giovanni Nobile - Divulgação


Giovanni Nobile

Primeiro livro de poesias do jornalista e escritor Giovanni Nobile pela Opera Editorial, “Enquanto o resto sufoca” será lançado na próxima quarta-feira, 17, com bate-papo na Circulares do Quanto Café, em Brasília. O autor mantém o perfil @destravaletra no Instagram.


As conchas não falam

O novo livro de contos de Taylane Cruz entrou em pré-venda pela Harper Collins. A capa e ilustrações são da artista visual Mayara Smith. Com personagens femininas “conectadas de alguma forma, pérolas de um mesmo colar”, a obra pode ser adquirida por antecedência no site da Amazon.

Miguel Salvatore
Crítico literário Renan Nuernberger - Miguel Salvatore


Círculo de Poemas

Na caixa de janeiro do Círculo de Poemas, coleção de poesia e clube de assinaturas da Fósforo, estão o livro “Poesia 1969-2021” com toda a produção poética de Duda Machado, e a plaquete “Mistura adúltera de tudo”, ensaio de Renan Nuernberger sobre a poesia escrita no Brasil a partir dos anos 1970.


Mulheres na poesia

A poesia da maranhense Maria Firmina dos Reis (1825-1917) está reunida em “Cantos à beira-mar e outros poemas”, livro de fevereiro do Círculo de Poemas. A edição foi organizada por Luciana Martins Diogo. Já a plaquete do próximo mês foi organizada por Lubi Prates e Ana Rüsche: uma antologia com poemas de quatro escritoras brasileiras do século 19. São elas Josephina Álvares de Azevedo, Narcisa Amália, Auta de Souza e Gilka Machado, juntas em “Cardumes de borboletas”.

Divulgação
Enrico Ianniello tem livro lançado no Brasil - Divulgação


Italiano premiado

Com tradução de Ivone Benedetti, a Bertrand Brasil publica “A vida prodigiosa de Isidoro Sifflotin”, obra de estreia de Enrico Ianniello, vencedora de vários prêmios na Itália, como o Campiello Opera Prima. Conta a história do menino que inventa uma linguagem através do assobio, passando a espalhar uma mensagem revolucionária. O autor é também ator, diretor e tradutor.


André Balbo

A Aboio lançou “Sem os dentes da frente”, contos de André Balbo. A orelha é de Cristhiano Aguiar, que põe a obra na tradição insólita latino-americana. Para Tamy Ghannam, “como um ilusionista, Balbo suspende a ordem natural das coisas e nos coloca de cara com o estranho, tão esquisito que nos arranca o riso – ainda que desdentado”. Para saber mais, acesse o site www.aboio.com.br. Siga o autor em @balboandre no Instagram.

Divulgação
Primeiro juvenil de Nati Ramos chega à Amazon - Divulgação


Natália Ramos

A escritora catarinense faz sua estreia na categoria juvenil com “Rullu e a maldição do dragão Kamii”. No ano passado, Natália Ramos teve o livro “Sonhos Perdidos em Paisagens Insólitas” no top 5 do ranking da Amazon na categoria horror e suspense. No Instagram, pode ser encontrada em @eu.nataliaramos.

Tags

Autor