ciência

Conheça os cachorros que conseguem 'falar' com suas donas

A dupla viralizou na internet por comunicarem seus sentimentos por meio da 'fala'

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 09/01/2022 às 8:00
Notícia
X

Todo tutor de pet já passou por alguma dificuldade para entender o que os latidos do seu cachorro significam. Comida? Passeio? Irritação? Às vezes pode ser complicado se comunicar com um cão e tudo poderia ser mais fácil se eles conseguissem falar o que sentem e desejam.

Esse cenário que só parece possível em filmes de desenhos animados se tornou real para dois cachorrinhos muito especiais que viralizaram na internet. Stella e Bunny. Tudo começou quando Alexis Devine, tutora de Bunny, decidiu adotá-la. Antes da chegada da nova amiguinha ela decidiu estudar assuntos que pudessem ajudar na relação entre dono e pet, despertando interesse em estudos relacionados à capacidade cognitiva canina e técnicas de comunicação e treinamento efetivo.

Enquanto realizava pesquisas, Devine descobriu a página no Instagram de Christina Hunger, médica patologista da fala, que compartilhava com a internet um experimento em que sua cachorrinha Stella estava desenvolvendo conhecimento do vocabulário da língua inglesa.

Stella tinha uma placa repleta de botões circulares, cada um programado para emitir um determinado tipo de palavra quando apertado pela pata do cachorro. Os vídeos compartilhados mostravam que Stella conseguia formar frases com algum senso de coerência entre as palavras pressionadas, ou seja, ela estaria supostamente se comunicando em inglês, ao invés do uso de latidos ou expressões corporais.

A partir disso, Devine se inspirou para criar um dispositivo semelhante para sua cadela Bunny. Treinando a felpuda desde seus primeiros anos de vida. Depois de um tempo de treinamento Bunny se tornou capaz de identificar mais de 70 botões e usá-los para expressar desejos como vontade de passear, tristeza, fome, sono, solidão e até mesmo para dizer que ama a sua dona.

@whataboutbunny We had quite the high tide, high wind combo. #hightide #windy #concerned #beachlife ? original sound - I am Bunny

No vídeo acima, por exemplo, Bunny e sua dona estão em um barco e ele consegue expressar, por meio do seu quadro, que está preocupado sobre estar perto de um mar muito agitado. 

Já Christina Hunger, inspiração para o desenvolvimento da “fala” de Bunny e tutora de Stella, possui uma longa experiência na área de tecnologia assistiva, particularmente, dentro do espectro da comunicação alternativa e argumentativa ( C.A.A), desenvolvendo aparelhos que ajudam crianças que não podem falar a construírem vocabulário e desenvolverem uma comunicação “verbal”.

No vídeo acima, Stella está de coleira e pergunta, por meio do dispositivo, para onde ela e os seus tutores estão indo.

Para Christina, uma pessoa não assumiria que um bebê é incapaz de falar se ele não conseguisse dize sua primeira palavra depois do primeiro ano de vida, logo, crianças que possuem dificuldade para falar também não estão incapacitadas de expressar seus pensamentos em ordens verbais por meio de outros dispositivos, o mesmo pode acontecer com cachorros.

Cientistas intrigados

O sucesso dos cachorros falantes intrigou a comunidade científica. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, Estados Unidos, desenvolveram um projeto para estudar cachorros como Bunny e Stella.

O objetivo da iniciativa é determinar cientificamente se não-humanos podem realmente usar a linguagem da fala para se comunicar.

O projeto tem um website intitulado How.TheyCanTalk.Org (Como eles conseguem falar, em tradução livre) e avalia diversos participantes de diferentes espécies, entre eles cachorros, gatos e até mesmo cavalos.

Os pesquisadores ainda planejam ir além, e tentam descobrir se os animais são capazes de formar narrativas, caraterística exclusiva apenas dos seres humanos.

Tags

Autor