As respostas para os estragos que a pandemia do coronavírus tem provocado para a mobilidade urbana é o grande desejo de muitos. Agora, ainda mais no futuro. O texto que segue abaixo é de Jurandir Fernandes, presidente da Divisão para a América Latina da UITP (Associação Internacional do Transporte Público). Foi o texto de sustentação da 96ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade, realizada virtualmente em 15 de maio. Nele, é feito um apelo/alerta sobre a importância de se preservar o transporte público urbano, sob risco de as cidades e sua população sufocarem com a mobilidade individualista.
Alto mesmo é o risco de quebradeira geral das operadoras de transportes públicos. Concessionários e permissionários sobem e descem os andares dos três níveis de governo em busca de recursos para sobreviver. Além da brutal queda de passageiros imposta pela pandemia, as regras sanitárias impuseram novos custos de higienização e de fornecimento de EPIs aos seus funcionáriosJurandir Fernandes, da UITP
"A velocidade da pandemia nos trouxe incertezas e insegurança de como a mobilidade urbana será impactada. Quais caminhos tomar, quais mudanças considerar? Há, no entanto uma certeza: para que possamos trilhar os caminhos futuros da mobilidade urbana, temos que, em primeiríssimo lugar, preservar sua espinha dorsal: os transportes públicos coletivos e toda a cadeia produtiva do setor.
Vivemos na saúde uma pandemia e na economia um pandemônio endêmico. Executivo, Legislativo e Judiciário nos atolam num déficit fiscal crescente, um jogando ao outro responsabilidades sem lastro econômico. Prefeitos deixam de recolher à Previdência e Governadores se endividam e ao mesmo tempo suspendem pagamentos de dívidas antigas à União. O governo federal anuncia a liberação de bilhões de reais que permanecem empoçados nos bancos, que relutam em emprestá-los alegando ser alto o risco de inadimplência das empresas do setor.
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Alto mesmo é o risco de quebradeira geral das operadoras de transportes públicos. Concessionários e permissionários sobem e descem os andares dos três níveis de governo em busca de recursos para sobreviver. Além da brutal queda de passageiros imposta pela pandemia, as regras sanitárias impuseram novos custos de higienização e de fornecimento de EPIs aos seus funcionários.
Nos andares de baixo, onde reside a responsabilidade pelo transporte público, conforme reza a Constituição, prefeitos e governadores remetem os operadores aos andares de cima. Lá no topo, o Governo Federal diz que recursos financeiros serão aportados aos municípios e estados e estes deverão definir como reparti-los entre as atividades essenciais. Com a queda de arrecadação local, sobrará algo aos concessionários? Resta aos operadores de transportes públicos jogar os recolhimentos do FGTS e do INSS bem como o pagamento de parcelas de financiamentos, como o FINAME, para a frente. Os que sobreviverem terão milhões em dívidas para negociar, num cenário de crise econômica aguda, na retomada das atividades após a pandemia.
AS MAZELAS ESCANCARADAS PELA PANDEMIA
É consenso que a pandemia escancarou as desigualdades sociais em nosso país. Como continuar ignorando a ausência de saneamento básico em nossas cidades? Como aceitar famílias empilhadas em cubículos sem água potável para beber? Como ignorar a importância da educação básica em período integral para nossas crianças? Como continuar ignorando a precariedade de nossos sistemas de saúde noticiada décadas antes da pandemia? Como ignorar que milhões de famílias estão completamente desassistidas pelo Estado, muitas delas reféns do tráfico e das milícias?
Se não bastasse, tudo isso ocorre ao lado do sucateamento de uma infraestrutura precária, mal mantida e irrisoriamente ampliada, convivendo com obras inúteis ou inacabadas, celeiros de corrupção e de incompetência.
A pandemia escancarou também a urgência de mudanças estruturais na sociedade brasileira. Nossas instituições de Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário) regem-se por leis arcaicas que barram reformas ou inovações além de comprometerem a eficiência dos órgãos gestores. Nada é por acaso. Os que se beneficiam desta situação se fazem representar nas Câmaras Municipais ou Assembleias Legislativas através de parlamentares que muitas vezes definem os nomes dos agentes públicos do setor de transportes. Isto ocorre às claras mesmo nas cidades mais importantes do país, e o pior, sob conformismo de grande parte da sociedade.
Quanto e como estas mudanças afetarão a demanda por transporte público? Frente a todas estas possíveis mudanças, como demonstrar a importância do transporte coletivo, inclusive para a saúde pública?Jurandir Fernandes, da UITP
MUDANÇAS ACELERADAS
Apesar disso tudo, a sociedade vem se transformando. Novos modelos de negócio, trazidos pela revolução digital e seus derivados, deram origem a novos comportamentos redefinindo novas formas de convivência e consumo. Se possível, as pessoas preferem pagar pelo serviço ao invés de comprar o produto. Querem ser transportadas sem necessidade de possuir um carro, estacionado a maior parte do dia.
Antes da pandemia já havia indícios de novos tempos. De repente, tudo se acelerou: home office, coworking, cohome, delivery, e-commerce, webinar, lives, podcasts, streaming. Tão rápido que em muitos casos ainda estamos buscando os nomes equivalentes em nosso idioma. Pensaremos mais na sustentabilidade do planeta do que no consumo individual? Ao invés de possuir, passaremos a compartilhar espaços, bens e serviços? Os espetáculos ao ar livre, shows, teatros, turismo, hotéis e restaurantes deverão ser recriados? As compras on-line, o trabalho remoto e os serviços de entrega continuarão crescendo a taxas de dois dígitos?
Quanto e como estas mudanças afetarão a demanda por transporte público? Frente a todas estas possíveis mudanças, como demonstrar a importância do transporte coletivo, inclusive para a saúde pública? Como devemos agir para conscientizar a sociedade de que os problemas ambientais não desaparecerão com o fim da pandemia? Ao contrário, as agressões ao meio ambiente continuarão e os debates voltarão com mais intensidade, pois a quarentena nos trouxe dias sem poluição demonstrando que é possível ter cidades saudáveis.
Nos transportes públicos as demandas voltarão em que patamares? Como ajustar o número de passageiros nos transportes coletivos se novas normas sanitárias forem fixadas? Continuaremos apenas administrando a oferta sem gerenciar a demanda?Jurandir Fernandes, da UITP
Nos transportes públicos as demandas voltarão em que patamares? Como ajustar o número de passageiros nos transportes coletivos se novas normas sanitárias forem fixadas? Continuaremos apenas administrando a oferta sem gerenciar a demanda? Há espaço operacional para um aumento de oferta nas magnitudes preconizadas pelas medidas sanitárias? Como seria financiada essa “super” oferta?
Como gerenciar a demanda? Como achatar os volumes de pico através de políticas tarifárias ou de emissão de bilhetes por faixa horária? Como adaptar nossos modais aos novos tempos? Como intensificar o uso de aplicativos no transporte coletivo para aumentarmos a eficiência da oferta?
BRASIL CAMPEÃO: TRÊS CRISES SIMULTÂNEAS
Nunca as fronteiras físicas e sociais, delimitando territórios e pessoas, se mostraram tão inúteis e vulneráveis. Nada obstruiu o avanço planetário de um microscópico ser que ironicamente se expandiu e se multiplicou de carona e a contragosto do ser vivo mais ilustre do planeta.
Tudo e todos no planeta foram afetados e terão muito o que repensar. O Brasil, além das gravíssimas crises sanitária e econômica de âmbito mundial, criou outra para chamar de sua: uma crise política que piora a cada dia e realimenta as duas outras crises.
Em mais longos anos pós-pandemia, o Brasil deverá suportar um forte aprofundamento da crise econômica, iniciada em 2014, com cenários que apontam quedas superiores a 7% no PIB neste 2020. O déficit primário poderá ultrapassar R$700 bilhões fazendo com que a relação dívida/PIB se aproxime de 100%. A renda per capita do brasileiro voltará a patamares do século passado, com novos milhões de desempregados ao lado de milhões de “invisíveis” que sequer constam dos Cadastros Sociais.
Numa sociedade dividida e sem lideranças agregadoras gera-se um grande desconhecimento sobre o estado da economia nacional com parcelas da população acreditando que tudo se resolve apenas com “vontade política” como gostam de alardear os que estão em eterna quarentena intelectual nas nossas academias e os populistas de plantão que se preparam para as eleições vindouras.
Jurandir Fernandes - presidente do Departamento da América Latina da UITP
Citação
Alto mesmo é o risco de quebradeira geral das operadoras de transportes públicos. Concessionários e permissionários sobem e descem os andares dos três níveis de governo em busca de recursos para sobreviver. Al&eacu
Jurandir Fernandes, da UITPCitação
Quanto e como estas mudanças afetarão a demanda por transporte público? Frente a todas estas possíveis mudanças, como demonstrar a importância do transporte coletivo, inclusive para a saúde pública?
Jurandir Fernandes, da UITPCitação
Nos transportes públicos as demandas voltarão em que patamares? Como ajustar o número de passageiros nos transportes coletivos se novas normas sanitárias forem fixadas? Continuaremos apenas administrando a oferta sem gerenciar
Jurandir Fernandes, da UITP
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