POR ROBERTA SOARES, DA COLUNA MOBILIDADE
Diante da pandemia do coronavírus no mundo e da necessidade de evitar aglomerações nos transportes públicos, Bogotá, capital colombiana, começou a operar uma ampla malha temporária para bicicletas. A estrutura - vale ressaltar - não é para ser utilizada como lazer. Ao contrário. São 76 quilômetros de ciclofaixas móveis implantadas em corredores e eixos estruturantes da cidade para serem utilizados por quem pedala como meio de transporte, fazendo com que o cidadão opte pela bicicleta no lugar do transporte - no caso de Bogotá, o Transmilênio, o BRT colombiano.
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Lá, a iniciativa não é vista como uma ação negativa, que contribui para a gigante perda de passageiros do transporte público. A malha ciclável já reduziu em 42% o volume de passageiros transportados na capital colombiana. Bogotá tem 7 milhões de habitantes e a lógica do município foi criar um plano de ação para libertar espaço na rede de transportes públicos. As ciclofaixas percorrem alguns dos eixos principais da cidade e se unem aos aos 550 km de rede ciclável já existentes.
VÍDEO SOBRE A MONTAGEM DAS CICLOFAIXAS
A medida começou a ganhar forma ainda no domingo (15/3), quando foram anunciados 22 quilômetros de ciclofaixas temporárias. Mas na terça-feira subsequente (17/3), a ampliação para os 76 quilômetros atuais aconteceu. A rede está em eixos estruturantes de Bogotá e que antes eram utilizados pelo tráfego de automóvel. Funciona de segunda à sexta, das 6 horas às 19h30.
Em sua conta do Twitter, a presidenta de Câmara Municipal de Bogotá, Claudia López, comemorou uma sucessiva redução de aglomerações no Transmilênio. Entre os dias 13 e 18/3, a redução de passageiros foi de 42%.
A REDUÇÃO DE AGLOMERAÇÃO NO TRANSMILÊNIO
Sexta-feira - 4%
Sábado - 10%
Domingo - 16%
Segunda-feira - 26%
Terça-feira - 36%
Quarta-feira - 42%
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