RETOMADA

Esquema de transporte público para nova retomada das atividades econômicas na segunda tem pequena ampliação

Governo de Pernambuco e CBTU não apostam que a demanda cresça muito. Frota de ônibus aumentará 6% e Metrô do Recife ganhará mais duas horas na operação

Roberta Soares Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Roberta Soares
Publicado em 12/06/2020 às 20:15 | Atualizado em 13/06/2020 às 16:28
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
A entidade faz, mais uma vez, um alerta sobre os riscos de o serviço sofrer uma precarização e, até, uma interrupção devido à incapacidade financeiras dos operadores se manterem - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Os passageiros devem se preparar para enfrentar ônibus e metrô ainda mais cheios na próxima segunda-feira (15/6), quando acontece a quarta etapa da primeira fase da retomada das atividades econômicas determinada pelo governo de Pernambuco, com a reabertura do comércio. Haverá uma “leve” ampliação da oferta do serviço para acomodar o aumento da demanda. A frota de coletivos aumentará 6%, passando de 54% para 60%, e o Metrô do Recife funcionará por uma hora a mais em cada um dos horários de pico da manhã e da noite. Nada mais.



Por nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) informou que a ampliação para 60% significará 201 veículos a mais nas ruas da RMR. Em função desse reforço, entretanto, o número de terminais integrados com ônibus estocados diminuiu. Eram 16, agora são 13: Joana Bezerra, Tancredo Neves, PE-15, Xambá, Afogados, Igarassu, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Barro, Jaboatão, Camaragibe, Cajueiro Seco e Cabo. O órgão explica que o reforço da frota será realizado em linhas de maior demanda e que foi programado com base nas particularidades de cada setor econômico que volta a atuar.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Frota de ônibus passará de 54% para 60% na segunda (15/6) - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM


A ampliação do horário de funcionamento anunciada pelo Metrô do Recife também é pequena. Desde o início operando apenas quatro horas nos picos da manhã (6h às 9h) e da noite (16h30 às 20h), as Linhas Centro e Sul do sistema metropolitano estarão funcionando das 05h30 às 09h30 e das 15h30 às 20h. A Linha Diesel (VLT), no entanto, continuará suspensa.

Acompanhe a série O FUTURO DO TRANSPORTE PÚBLICO NO PÓS-PANDEMIA

A CBTU tem dois argumentos para justificar a insuficiente ampliação do serviço. O primeiro deles é o pouco crescimento de demanda. Alega que houve um acréscimo de apenas 8,17% do número de passageiros desde o início da implantação do Plano de Monitoramento e Convivência com a covid-19 criado pelo governo do Estado, no dia 1º de junho, o que não justificaria uma operação mais ampla. Para quem está fora dos trens, apenas monitorando a situação, pode ser.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
CTM promete 201 ônibus a mais nas ruas da RMR - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Mas para aqueles que estão no interior da composição, espremidos, com medo de contaminação, mas tendo que chegar ao trabalho no mesmo horário de sempre - já que os empregadores não os flexibilizaram -, a percepção de um acréscimo de quase 10% de usuários é bem diferente. A companhia argumenta que está com apenas 30% da demanda anterior à pandemia e, por incrível que pareça, não acredita que ela aumente na próxima segunda com a abertura do comércio.

O segundo argumento da CBTU é a falta de efetivo. Explica que está com 50% dos empregados da operação e manutenção afastados por pertencerem ao grupo de risco da covid-19, o que impossibilita e dificulta, no momento, uma ampliação maior dos horários de funcionamento.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Passageiros não podem esquecer das máscaras - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias