Muitos motoristas não devem ter percebido a nova sinalização indicando as mudanças. Mas a circulação na Avenida Conde da Boa Vista, corredor-eixo do transporte público do Recife e símbolo da urbanidade da cidade, ficou mais restrita para os veículos particulares, como prometido pela prefeitura desde o anúncio do projeto, ainda no fim de 2018. Por sorte, a fiscalização de trânsito ainda não está valendo, o que deverá começar no próximo mês. A restrição faz parte da Nova Conde da Boa Vista, um projeto de requalificação do corredor orçado em R$ 15 milhões e que renovou a aparência e a infraestrutura da avenida - por onde passam 310 mil pessoas diariamente, das quais 150 mil são pedestres.
Como o projeto prevê que pedestres e o transporte coletivo tenham prioridade no corredor, ficou mais difícil trafegar de carro na via. Por isso, a requalificação inclui a restrição de tráfego que obriga os condutores a saírem da via a cada quadra percorrida. Pelo menos para quem acessa o corredor a partir do subúrbio. Automóveis, motos e caminhões não podem mais fazer o mesmo percurso de antes, seguindo até a Rua do Hospício, limite para que saíssem da Conde da Boa Vista e girassem à direita. O tráfego na via agora é feito por etapas, de acordo com a altura em que o condutor acessou o corredor.
Os carros que acessam a via pela Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante (que liga a Conde da Boa Vista ao Derby) e pela Rua Dom Bosco são obrigados a girar à direita na Rua Gonçalves Maia (onde está localizado o Consulado dos Estados Unidos). Já os veículos particulares que chegam ao corredor pelas Ruas Osvaldo Cruz, Ninfas e Soledade em direção ao Centro, só podem trafegar até a altura da Rua Gervásio Pires, tendo que pegar à direita na via. Para chegar até a Rua do Hospício, apenas os veículos que entraram na Conde da Boa Vista a partir da Rua Gervásio Pires. E, mesmo assim, terão que sair da avenida na Rua do Hospício. Os automóveis podem circular nas duas faixas, mas sabendo que os veículos BRTs têm preferência na da esquerda e os coletivos comuns têm prioridade na da direita.
A fiscalização eletrônica ainda não foi implantada, mas a previsão da CTTU é que até o fim de setembro os equipamentos estejam em operação e as infrações notificadas. Lembrando que o motorista flagrado circulando sobre as faixas exclusivas dos ônibus comete infração gravíssima (Artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
BICICLETAS
Uma das ausências do projeto da Nova Conde da Boa Vista, as bicicletas ganharam um rota alternativa à avenida. São dez quilômetros implantados em ruas ao norte do corredor, como Fernandes Vieira, Oliveira Lima, Corredor do Bispo, Riachuelo e Aurora. Das quatro rotas prometidas, três foram feitas. Essa malha, segundo a CTTU, totalizará 34,9 quilômetros de rotas interligando a Zona Norte ao Centro do Recife.
A primeira etapa fica na Rua da Aurora. A segunda começa na Rua João Fernandes Vieira, segue pela Avenida Oliveira Lima e Rua do Riachuelo. A terceira etapa abrange a Rua Bispo Cardoso Ayres, o Beco do Estudante, a Rua Fernandes Vieira, Avenida Montevidéu, Rua Joaquim Felipe e Avenida João de Barros até a Rua Monte Castelo. A quarta etapa está prevista para o final de setembro na Rua José de Alencar: ligará a Zona 30 da Ilha do Leite à Avenida Conde da Boa Vista.