Vale tudo para resgatar os passageiros do transporte coletivo levados pelo medo da pandemia. E algumas empresas têm criado soluções para mostrar resultados reais e melhorar a imagem do setor - comprometida pela lotação de ônibus e metrôs nos horários de pico. É o caso do ônibus sanitizante, um tipo de veículo que já sai de fábrica com equipamentos importantes para garantir a segurança de passageiros e operadores. O sistema da Região Metropolitana do Recife vai contar em até um mês com 15 ônibus do tipo, adquiridos pelo Consórcio Conorte, que opera linhas interligando o Recife com a área norte do Grande Recife, inclusive o Corredor de BRT Norte-Sul.
Os ônibus sanitizantes são produzidos pela Marcopolo, uma das maiores do mercado de produção do setor. Fazem parte da plataforma BioSafe, que desenvolve soluções de biossegurança em tempos de pandemia. Os coletivos contam com tapetes sanitizantes, kit de proteção para motorista e cobrador (cortinas e protetores de contato), poltronas, balaústres e pega-mãos com acabamentos antimicrobianos, dispositivo para as janelas que aumenta a renovação do ar e marcação interna para distanciamento de passageiros que viajam em pé. Outra novidade é o controlador de acesso com reconhecimento facial, soluções de desinfecção do ar-condicionado com luz ultravioleta (UV-C), cortinas antimicrobianas e dispensers de álcool em gel.
“Com a pandemia do novo coronavírus, o transporte coletivo urbano passou, erroneamente, a ser considerado um dos gargalos para conter a contaminação. Essas novas soluções BioSafe visam elevar ainda mais o padrão de segurança do transporte e proporcionam a tranquilidade e bem-estar dos usuários na retomada das atividades”, defende Rodrigo Pikussa, da Marcopolo. Os ônibus que o Conorte está adquirindo custam, cada um, R$ 450 mil. São veículos que, além do kit, têm ar-condicionado. Os equipamentos BioSafe representam um aumento pequeno do valor do veículo: de 3% a 4%. E, segundo a Marcopolo, será ainda menor conforme o número de coletivos adquiridos.
Conheça os equipamentos
Tapetes sanitizantes
Os tapetes sanitizantes, umedecidos com produto para desinfecção, contribuem para a higienização dos calçados dos passageiros no acesso ao veículo, garantindo um ambiente mais limpo e seguro.
Acabamentos antimicrobianos
São poltronas, balaústres e pega-mãos com acabamentos antimicrobianos que garantem a desinfecção dos locais de contato das mãos e reduzem os riscos de contaminação por vírus e bactérias. Os aditivos antimicrobianos têm nanopartículas que liberam íons capazes de destruir a membrana celular de microorganismos, eliminando micróbios.
Controlador de acesso com reconhecimento facial
O controlador de acesso com reconhecimento facial é um totem que pode ser instalado na entrada dos veículos e em terminais de transporte que possui câmera para medição da temperatura do passageiro e verificação do uso da máscara de proteção.
Ar renovado a cada 3 minutos
Para ampliar ainda mais a renovação de ar no interior do ônibus, um dispositivo instalado nas janelas laterais superiores permite a maior captação de ar, mesmo se os passageiros fecharem as janelas corrediças.
Adesivos de distanciamento
Adesivos instalados no assoalho do veículo indicam a distância segura entre os passageiros que estiverem em pé.
Kit de proteção de motorista e cobrador
Sistema de divisórias de acrílico que funciona como uma barreira de proteção para os profissionais.
Para saber mais sobre essas tecnologias, acesse www.marcopolobiosafe.com
Comentários