COLUNA MOBILIDADE

Bike PE dará corridas de bicicleta grátis para incentivar vacinação no Grande Recife. Saiba como

Iniciativa também acontece nos sistemas de compartilhamento de bicicletas públicas do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Vila Velha (ES)

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 25/05/2021 às 11:22 | Atualizado em 31/05/2021 às 16:08
Notícia
X

O Bike PE começou a oferecer corridas de bicicleta grátis para as pessoas que forem se vacinar contra a covid-19 na Região Metropolitana do Recife. Para estimular a pedalada, os ciclistas também terão acesso “oficial” aos drive thrus, com direito à fila e tudo mais. A iniciativa é uma ação do Itaú com a Tembici, financiador e operador do sistema, respectivamente, e começou a valer nesta terça-feira (25/5) não só no Grande Recife, mas também nos sistemas de compartilhamento de bicicletas públicas do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Vila Velha (ES).



Os passes do Bike PE, depois de acionados, terão validade de 24h e permitem a realização de até duas viagens de 3h cada, para garantir a ida e a volta da vacinação. Para usar é necessário apenas selecionar o plano vacinação e adicionar o código PRIMEIRA se estiver indo tomar a primeira dose e SEGUNDA se estiver indo tomar a segunda, para liberar a gratuidade. Todo o processo é feito pelo app Bike Itaú. É importante que as pessoas fiquem atentas se há estações do Bike PE relativamente próximas dos pontos de vacinação e se há rotas de bicicleta que garantam a segurança no deslocamento.

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Todo o processo é feito pelo app Bike Itaú - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM


A ação conta com a parceria das prefeituras e órgãos de saúde das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, governo de Pernambuco, além da prefeitura de Vila Velha. Pelo menos por enquanto, não foi informado o período de validade da iniciativa. “A bicicleta já é consolidada como meio de transporte em muitas cidades e entendemos que seria fundamental incluir os ciclistas para entrada nos drive-thrus de vacinação. Por isso, deixamos o convite para que todas as prefeituras do país façam adesão ao movimento. Unimos o acesso à vacina e a democratização do uso das bicicletas em uma só ação e esperamos que essa iniciativa ajude na missão de cada vez mais brasileiros serem vacinados” comenta Tomás Martins, CEO e cofundador da Tembici.

BOM USO DA GRATUIDADE

O controle sobre a utilização correta do passe gratuito tanto do Bike PE como dos outros sistemas de compartilhamento será a confiança no usuário. A Tembici e o Itaú estão apostando na honestidade e bom senso de cada pessoa para que só faça uso do passe quando for se vacinar realmente. Haverá um controle pelo CPF de cada pessoa, já que são liberadas apenas duas viagens a cada 24h. Mas não será possível monitorar o percurso, por exemplo. Por isso, o apelo pela consciência cidadã.

Tags

Autor