COLUNA MOBILIDADE

Você sabe como baixar o CRLV 2021 digital? Aprenda

Vale destacar que o download do CRLV-e só pode ser feito com todas as pendências do veículo pagas

Roberta Soares
Roberta Soares
Publicado em 27/06/2021 às 9:00
Notícia
ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
A PCR diz que todas as regiões da cidade serão beneficiadas. Mas a prioridade será para os grandes corredores viários e por onde circula o transporte público - FOTO: ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
Leitura:

A pandemia de covid-19 acelerou a digitalização dos procedimentos relacionados à documentação dos veículos e dos condutores brasileiros e a maioria dos Detrans do País passou a disponibilizar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital, o que oferece comodidade à população que dirige. A mudança, vale ressaltar, foi determinada pela Resolução 788 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 18 de junho de 2020, que estabelece a substituição do CRLV físico pelo digital (CRLV-e). Assim, o chamado “verdinho” não está mais sendo emitido e enviado para a residência da população. Lembrando que o CRLV-e só poderá ser obtido depois que o licenciamento do veículo for pago, considerando o prazo da compensação bancária.

O licenciamento inclui débitos relativos a tributos (inclusive IPVA), encargos e multas de trânsito, vinculados ao veículo. Em 2021 não há cobrança do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres - DPVAT. Mas todas as pendências anteriores deverão ser pagas.

DIVULGAÇÃO/DETRAN-PE
O documento pode ser baixado gratuitamente. É necessário que o condutor baixe, pela Google Play e App Store, o app Carteira Digital de Trânsito – CDT - DIVULGAÇÃO/DETRAN-PE

Passo a passo:

1. Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play.

2. Faça o cadastro inserindo o CPF.

3. Na sequência, clique na opção CRLV Digital como documento para ser incluído.

4. Em seguida, digite o número do Renavam.

5. Depois, digite o código de segurança do CRLV e clique em OK.

6. Depois preencha os campos e clique no botão “INCLUIR”. Pronto! Você poderá acessar o documento através do smartphone.

Se, mesmo assim, você quiser imprimir o CRLV , veja como fazer:

O procedimento é simples e pode ser feito pelo Portal de Serviços do Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/)

1. Após entrar com os dados da sua conta, clique em meus veículos.

2. Aparecerão os veículos de sua propriedade. Escolha qual você quer imprimir o documento.

3. Clique na palavra CRLV Digital que será baixada a versão em PDF do CRLV 2021. Depois é só imprimir.

Comentários

Últimas notícias