COLUNA MOBILIDADE

Exames teóricos para retirar e renovar CNH passam por alterações. Confira quais

Mudanças tiveram que ser promovidas devido às alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde abril deste ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 15/06/2021 às 14:25 | Atualizado em 22/06/2021 às 19:05
Notícia
X

As mudanças promovidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e que vigoram desde abril de 2021 também provocaram alterações nos exames teóricos para retirada da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e renovação do documento em Pernambuco. Segundo o Detran-PE, novas questões foram adicionadas ao banco de dados do exame teórico para a primeira habilitação e ao simulado eletrônico, este último acessivel no site do órgão (www.detran.pe.gov.br) e utilizado como treinamento pelos candidatos.



O banco de dados recebeu 183 novas questões, outras 162 foram retiradas e 58 quesitos passaram por ajustes em seus conteúdos. Atualmente, segundo o Detran-PE, o banco soma duas mil questões, material utilizado para a composição das provas teóricas presenciais. Já o simulado eletrônico recebeu 20 novas questões e 57 sofreram atualizações. Além das mudanças provocadas pelo CTB, técnicos da Gerência de Produção Pedagógica da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-PE realizam monitoramento sistemático de todo conteúdo para fazer atualizações sempre que necessário.

Ciclistas terão que fazer teste teórico para conduzir bicicleta elétrica. Veja onde

IMPORTÂNCIA DAS MUDANÇAS

Vale lembrar que o simulado de provas teóricas serve como treinamento para candidatos à primeira habilitação, renovação ou reciclagem. É uma ferramenta para o usuário avaliar o nível de conhecimento e ficar familiarizado para o exame presencial. O simulado possui 30 quesitos que devem ser preenchidos no prazo máximo de 30 minutos. Finalizado cada quesito, a resposta correta é exibida para que o usuário verifique a quantidade de acertos. As questões são sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, cidadania e meio ambiente.

Tags

Autor