COLUNA MOBILIDADE

Suspensa integração temporal no TI Camaragibe, no Grande Recife

Mudança começaria neste sábado (24), mas foi adiada em uma semana por problemas técnicos

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 23/07/2021 às 18:54 | Atualizado em 23/07/2021 às 18:56
Notícia
X

A integração temporal que começaria a funcionar neste sábado (24/7), no Terminal Integrado de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, foi suspensa. Problemas nas máquinas de venda e recarga do cartão VEM, registrados ao longo da semana, provocaram o adiamento. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), o processo será adiado para o sábado 31/7.



O TI Camaragibe seria o 18º da Região Metropolitana a adotar a tecnologia, que permite ao passageiro realizar embarques pagando apenas uma única tarifa, por sentido da viagem, dentro do período de duas horas. Por nota enviada às redações já na noite desta sexta-feira (23/7), o CTM garante que, enquanto órgão gestor do sistema de transporte público, já notificou a Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco), que opera o VEM, para que restabeleça o pleno funcionamento dos equipamentos.

GENIVAL PAPARAZZI
O TI Camaragibe seria o 18º da Região Metropolitana a adotar a tecnologia, que permite ao passageiro realizar embarques pagando apenas uma única tarifa, por sentido da viagem, dentro do período de duas horas - GENIVAL PAPARAZZI


Quando a integração temporal estiver valendo, o acesso a qualquer uma das 21 linhas de ônibus que operam no TI e à estação do Metrô do Recife será feito exclusivamente com os cartões VEM, usados no transporte público. O passageiro vai entrar no ônibus pela porta da frente, passar o cartão VEM no validador do coletivo e girar a catraca ou passar o cartão no validador da estação de metrô para girar a catraca, antes do intervalo de duas horas.

ATENÇÃO
Ao aproximar o cartão do validador no segundo embarque - seja de ônibus ou de metrô - o passageiro deve ficar atento ao visor e conferir se a mensagem “Integração Temporal” aparece. É ela que garante que não está sendo descontada uma nova tarifa. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), a mensagem não aparece apenas nos cartões VEM Livre Acesso e Idoso porque são gratuidades. Caso seja descontada indevidamente uma segunda tarifa, o passageiro deve solicitar o reembolso à Urbana-PE, pelo telefone 3125.7858.

Quem não tem um cartão VEM poderá adquirir um gratuitamente no TI Camaragibe. A Urbana-PE está distribuindo. O TI é o 18º dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana a funcionar no sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce e, agora, Camaragibe.

Tags

Autor