COLUNA MOBILIDADE

Detran retoma prazos para renovação de CNH e outros serviços em Pernambuco. Veja tabela

Condutor deve ficar atento porque o Detran-PE não foi nem um pouco generoso com o tempo hábil para os condutores se ajustarem aos prazos. Principalmente no caso de renovação de CNHs

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 05/08/2021 às 13:25 | Atualizado em 06/08/2021 às 18:43
Notícia
X

Como previsto, as flexibilizações provocadas pela redução dos efeitos da pandemia de covid-19 em Pernambuco chegaram ao Detran-PE. O órgão, assim como pelo menos dez Detrans do País, está retomando os prazos de vencimento dos procedimentos relacionados aos motoristas e veículos em Pernambuco - como renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e licenciamento de automóveis. E o condutor deve ficar atento porque o Detran-PE não foi nem um pouco generoso com o tempo hábil para os condutores se ajustarem aos prazos. Principalmente no  caso da renovação das CNHs.

O que é necessário para tirar a Carteira Nacional de Habilitação? Aprenda

Pelo novo cronograma, as habilitações vencidas entre março e julho de 2020 terão que ser renovadas até o dia 31 deste mês (agosto de 2021). É fato que metade das CNHs vencidas desde o início da pandemia foram renovadas ao longo desses um ano e quatro meses por condutores que optaram por não esperar a retomada, mas ainda existem mais de 200 mil CNHs vencidas no Estado. Os mesmos prazos valem para as Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC).

Foto: Divulgação
Entre as mudanças, está o limite de pontos para suspensão da CNH. Atualmente, o condutor tem o documento suspenso com 20. Caso o projeto seja aprovado, esse limite vai para 40 - Foto: Divulgação

Confira os novos prazos para renovação da CNH:

CALENDÁRIO DE RENOVAÇÃO DAS CNHS E ACC VENCIDAS EM 2020

DATA VENCIMENTO PERÍODO DE RENOVAÇÃO

Março, Abril, Maio, Junho, Julho e Agosto/2020 - Até 31 de agosto/2021
Setembro/2020 - Até 30 de setembro/2021
Outubro/2020 - Até 31 de outubro/2021
Novembro/2020 - Até 30 de novembro/2021
Dezembro/2020 - Até 31 de dezembro/2021


CALENDÁRIO DE RENOVAÇÃO DAS CNHS E ACC VENCIDAS EM 2021

DATA DE VENCIMENTO PERÍODO DE RENOVAÇÃO

Janeiro, Fevereiro, Março e Abril/2021 - Até 30 de setembro/2021
Maio, Junho e Julho/2021 - Até 31 de outubro/2021

RENOVE SUA CNH AQUI

SEM ESTRESSE

Para o Detran-PE, os novos prazos estipulados são adequados e suficientes para que os condutores consigam regularizar seus documentos e pendências. Até mesmo para a renovação das CNHs vencidas entre março e julho de 2020. “Na verdade, foram 13 meses de prazo quando consideramos o mês de julho de 2020 e 19 meses em relação a março do ano passado. Ou seja, houve tempo demais. E digo isso porque desde que retomamos o atendimento à população - após a volta do lockdown em junho de 2020 -, a procura pela renovação de habilitação foi grande. Muitos motoristas não esperaram a retomada dos prazos. Ou seja, mais da metade das CNHs vencidas no período da pandemia foram renovadas. Temos, atualmente, 225 mil sem renovação”, explica o gerente de Habilitação do Detran-PE, Nivaldo Carneiro.

O gerente garante que o órgão está preparado para atender à demanda de condutores no Estado. Outro aspecto destacado pelo gestor é que o volume de CNHs vencidas no período que teve o menor prazo para renovação (de março a julho de 2020, com renovação até 31 de agosto de 2021) é pequeno atualmente. “Como já dissemos, a maioria dos condutores fez a renovação de seus documentos. Muitos, inclusive, por determinação dos empregadores. Outro fator que influenciou foram as mudanças do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entraram em vigor em abril. Muitas pessoas resolveram antecipar a renovação para usufruir da validade de dez anos”, afirma Nivaldo Carneiro.

Thiago Lucas/ Artes JC
Renovação da CNH - Thiago Lucas/ Artes JC

OUTROS SERVIÇOS

Com a nova medida, a apresentação de defesa prévia e indicação de condutor infrator, suspensa desde 16 de março de 2020, fica encerrada em 31 de julho de 2021, para as notificações expedidas. Também estão incluídas as notificações que não foram expedidas de 16 de março/20 a 31 de agosto/21, que serão emitidas a partir de 1º de setembro/21 seguindo os prazos legais expressos nas notificações. A nova medida servirá ainda, para apresentação de recursos em processos de suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH, a partir de 4 de agosto/21.

VEÍCULOS

Os prazos para registro e licenciamento dos veículos novos adquiridos desde 3 de março/21 até 31 de outubro/21, como também o prazo para o proprietário tomar as providências referentes à transferência de propriedade de veículos adquiridos desde 12 de fevereiro/21 até 31 de outubro/21. Também trata da vistoria de identificação veicular das certidões expedidas pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, que voltam ao prazo regular, a partir de 1º de novembro/21. Os prazos relacionados a Notificações de Autuação e Notificações de Penalidade são referentes aos expedidos pelo Detran-PE ou órgãos de trânsito a ele conveniados.
 

 

Tags

Autor