COLUNA MOBILIDADE

Créditos do VEM, o cartão dos ônibus do Grande Recife, podem ser comprados via WhatsApp e com Pix. Veja como

A promessa do setor empresarial - que administra a comercialização dos créditos - é que a recarga estará disponível em até 10 minutos após a confirmação do pagamento

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 23/08/2021 às 16:13
SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM
FACILIDADE Pagamento poderá ser feito via Pix e os créditos estarão disponíveis nos validadores dos ônibus e máquinas de autoatendimento poucos minutos após confirmação - FOTO: SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

Começou a valer nesta segunda-feira (23/8) a opção de comprar os créditos dos cartões VEM, usados nos transporte público da Região Metropolitana do Recife, via WhatsApp e pagá-los via Pix. A novidade foi anunciada pelos empresários de ônibus, que em Pernambuco administram - por decisão judicial - a comercialização dos créditos eletrônicos. A inclusão do Pix deve ser comemorada pelos passageiros porque torna o sistema mais moderno. Embora a cobrança de taxas permaneça - o que torna o processo menos justo com os mais pobres -, o uso das novas tecnologias ajuda, já que até então a compra dos créditos era feita apenas pelo cartão de crédito ou nos pontos de venda disponíveis nos terminais integrados e nas estações de BRT - que em sua grande maioria apresentam problemas.



A promessa da Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco) é que a recarga estará disponível nos validadores dos ônibus e terminais de autoatendimento VEM em até 10 minutos após a confirmação do pagamento. Para acessar o serviço é simples: é necessário apenas iniciar uma conversa com o WhatsApp do VEM (81 3320.2001) e escolher a opção Recarga do cartão VEM. Após a confirmação dos dados do titular do cartão, será solicitado o valor da recarga e a forma de pagamento. Então será gerado um QR Code dinâmico que deverá ser copiado e colado na função Pix Copia e Cola do app do banco. Após o pagamento, para concluir a compra, o cliente deve retornar ao WhatsApp do VEM e seguir o trâmite para confirmação e disponibilização da recarga.

SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM
Além da recarga, também está sendo lançada a opção de solicitação de segunda via dos cartões VEM através do WhatsApp - SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM


A taxa cobrada para quem fizer a recarga pelo WhatsApp e com o Pix é de R$ 2,45. O novo serviço é mais uma iniciativa da Urbana-PE em conjunto com o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) para modernizar o sistema de transporte público. Mesmo com críticas, o setor vem ampliando as opções de pagamento. “Já atingimos a marca de mais de 20 mil atendimentos mensais no WhatsApp e nosso objetivo é digitalizar todos os serviços do VEM, oferecendo cada vez mais comodidade e segurança aos nossos clientes”, afirma Marcelo Bandeira, diretor de Inovação da Urbana.

OUTROS SERVIÇOS

Além da recarga, também está sendo lançada a opção de solicitação de segunda via dos cartões VEM através do WhatsApp. Assim como na compra de créditos, o pagamento será efetuado através do Pix e a retirada dos cartões deve ocorrer em até 24 horas úteis depois da confirmação do pagamento e será realizada no Posto de Atendimento do VEM na Rua da Soledade, 259, no bairro da Boa Vista.

As novas opções somam-se aos demais serviços já disponíveis no WhatsApp do VEM: bloqueio de cartões VEM, atualização cadastral e solicitação da primeira via do VEM Estudante. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Prodata Mobility, TicketPay e Weni.

Comentários

Últimas notícias