COLUNA MOBILIDADE

Avenida Conde da Boa Vista e Rua da Aurora fechadas para o trânsito aos domingos. O que você acha?

A proposta é autorizar que algumas ruas do Recife, conforme demanda de seus moradores, fiquem disponíveis para a população durante os domingos e feriados para a prática de atividades culturais, esportivas e recreativas

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 19/10/2021 às 7:18 | Atualizado em 11/04/2022 às 14:41
Notícia
X

Imagine ruas do Recife fechadas ao tráfego dos veículos motorizados e abertas ao lazer e à mobilidade ativa aos domingos e feriados. Algo semelhante à Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, expandido para várias áreas da cidade - inclusive bairros da periferia, tão esquecidos no planejamento das atividades de lazer. Essa é a proposta do programa “Domingo na rua é arretado”, aprovado nesta segunda-feira pela Câmara de Vereadores do Recife. No pacote, entrariam ruas importantes da cidade, como a imponente Avenida Conde da Boa Vista, eixo do transporte público coletivo, e a turística Rua da Aurora, na área central do Recife.

Série de reportagens A Nova Conde da Boa Vista. Confira!

Confira como ficará o Cais da Aurora, no Recife, depois da reforma de R$ 6 milhões


Avenida Conde da Boa Vista, no Recife, durante o isolamento social. Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Avenida Conde da Boa Vista, no Recife, seria uma das avenidas a serem fechadas aos domingos e feriados - Avenida Conde da Boa Vista, no Recife, durante o isolamento social. Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Pelo menos por enquanto, não há garantia alguma de que a proposta vingue, porque precisaria ser criada como política pública pelo Executivo municipal. Mas a ideia do vereador Rinaldo Junior - que leva vantagem por ser do mesmo partido do prefeito João Campos, o PSB - é autorizar que algumas ruas do Recife, conforme demanda de seus moradores, fiquem disponíveis para a população durante os domingos e feriados para a prática de atividades culturais, esportivas e recreativas.

Os vereadores aprovaram o Requerimento 18.892/2021 para que seja feita indicação ao prefeito João Campos e à presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Marília Dantas, sugerindo a criação do programa, que atenderia às demandas da população, operando das 10h às 16h, onde fosse viável. A definição dos trechos de vias, praças e largos que viessem a integrar o "Domingo na rua é arretado" seria feita por decreto do Executivo.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Rua da Aurora estaria no pacote de vias a serem fechadas aos domingos e feriados - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Rua da Aurora estaria no pacote de vias a serem fechadas aos domingos e feriados - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Rua da Aurora, que está em obras, seria outra via a ser beneficiada pelo projeto - TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

Empolgado com o programa, o vereador Rinaldo Junior garante que a proposta não é mais uma “espuma” produzida pela Casa e que tem chances reais de ser implementada pela Prefeitura do Recife. “As possibilidades são reais. Realizamos uma pesquisa nas cidades que desenvolvem essa iniciativa e confirmamos que a população aprova demais. É o caso da Avenida Paulista, em São Paulo, e do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Usamos a Avenida Conde da Boa Vista e a Rua da Aurora como exemplos porque têm um apelo turístico e econômico, além do lazer. Mas pode ser ampliado para os bairros. Nossa proposta é ir além de apenas fechar as ruas. Queremos dar destaque para a geração de renda através da economia solidária e das apresentações artísticas”, explica o vereador.

PREFEITURA DO RECIFE

A Prefeitura do Recife - pelo menos a partir da resposta oficial enviada ao JC - não demonstrou muita empolgação com a proposta do fechamento de ruas na cidade como indicado pela Câmara de Vereadores. Na nota encaminhada pela Secretaria de Governo e Participação Social do Recife (Segov), é dito que, assim que houver a notificação do requerimento aprovado pelos vereadores, a gestão irá analisar a viabilidade. Mas já adianta que, pelo menos enquanto durar a pandemia de covid-19, a realização de atividades nos espaços públicos está limitada.

“Será remetida para análise da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), que deverá elaborar estudos técnicos de mobilidade urbana, trânsito e de controle urbano, como para a Secretaria de Saúde, para avaliar os protocolos sanitários necessários para autorizar a liberação de vias públicas para atividades de lazer e práticas esportivas. A Segov destaca que o Decreto Municipal 34.956, do último dia 1º de outubro, prorrogou até o dia 30 de dezembro deste ano o Estado de Calamidade Pública no âmbito do município, em virtude da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da covid-19. Tal dispositivo limita a realização de atividades que necessitam utilizar o espaço público em razão de medidas necessárias para o enfrentamento ao novo coronavírus”.

Tags

Autor