Alargamento da BR-232: início das obras na saída do Recife cada vez mais perto de acontecer; entenda cronograma
A Construtora Luiz Costa LTDA (CLC) é a vencedora e, como não houve recurso, a homologação foi feita. A obra custará R$ R$ 99.8 milhões e tem prazo de execução estimado em um ano
Agora é sem volta. O governo de Pernambuco homologou nesta terça-feira (8/2) o resultado do processo licitatório para contratação da empresa que executará os serviços de alargamento da BR-232 na saída do Recife, na Zona Oeste da capital, em direção ao interior de Pernambuco.
A Construtora Luiz Costa LTDA (CLC) é a vencedora e, como não houve recurso, a homologação foi feita. A previsão é de que os trabalhos comecem ainda este mês de fevereiro. A obra custará R$ R$ 99.8 milhões e tem prazo de execução estimado em um ano.
O alargamento será realizado entre o Km 4,70 (entroncamento com a BR-101), no fim da Avenida Abdias de Carvalho, no início do bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, e o KM 11,50, (entroncamento com a BR-408), na mesma região da capital.
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A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (Seinfra) explica que, concluído o prazo das análises, agora, o processo segue os trâmites legais para formalização da homologação e a assinatura do contrato. Assim, a Construtora Luiz Costa LTDA poderá dar início ao trabalho de mobilização de equipes e maquinário para o início real das obras ainda este mês.
ETAPAS DA OBRA E IMPACTO NO TRÂNSITO
Para minimizar os impactos durante a intervenção - que será grande, já que estamos falando do principal eixo rodoviário de saída do Recife e Região Metropolitana para o interior do Estado, por onde passam quase 70 mil veículos por dia -, a obra será dividida em etapas, começando pela pista no sentido Recife-Caruaru.
A Seinfra afirmou que não haverá interrupções totais do tráfego e, para viabilizar essa estratégia, a intervenção será gradual. A promessa é de garantia de trafegabilidade, algo que preocupa não só o Estado, mas técnicos do setor, que lembram o transtorno que foram os primeiros anos da requalificação do contorno urbano da BR-101 no Grande Recife, que começou há mais de três anos e ainda não foi completamente finalizada.
Vice-presidente do Crea-PE, o engenheiro civil Stênio Cuentro já fez alertas sobre a questão. “Todo mundo lembra o que o Recife e toda a Região Metropolitana sofreram com as obras de requalificação do chamado contorno urbano da BR-101. Foi muito transtorno exatamente porque não houve uma gestão do trânsito que previsse alternativas de circulação. É importante lembrar que aquele trecho tem um alto volume de veículos e é a principal conexão da capital com o interior do Estado. É preciso criar vias auxiliares, por exemplo, para receber o tráfego durante as obras”, alertou.
O PROJETO
A BR-232 ganhará uma terceira faixa no sentido Recife-Interior e outra no sentido contrário (Interior-Recife). A perspectiva do governo do Estado é que a adequação da capacidade viária do trecho rodoviário reduza o tempo de viagem nos 6,7 quilômetros em 58%, passando dos atuais 60 minutos para 25 minutos.
Números da Seinfra apontam que são 67 mil veículos circulando apenas naquele trecho e 28 mil pessoas passando no transporte público coletivo operado por 13 linhas de ônibus. No total, são 4 milhões de usuários contínuos no trecho, também segundo o Estado. Os R$ 99,8 milhões são recursos do governo do Estado, dentro do Plano Retomada.
Além da recuperação do pavimento - que será de concreto nas pistas principais e centrais (onde o tráfego é mais pesado) e de CBUQ (asfalto) nas vias locais (onde o tráfego é menos pesado) -, o projeto de adequação viária da BR-232 na saída do Recife promete deixar a área urbanizada, integrada com o transporte coletivo e acessível aos modais ativos (bicicletas e pedestres).
Para isso, será implantada uma ciclovia ao longo dos 6,8 km do trecho, localizada sempre na margem sul da rodovia (do lado do Jardim Botânico do Recife). Baias para os ônibus nos 15 pontos de embarque e desembarque, sinalização horizontal e vertical para garantir a travessia dos pedestres, e uma nova iluminação em LED também serão instaladas.
A readequação prevê a construção de duas alças em nível - sem ser elevadas, o que puxou o valor da obra para baixo -, para retorno dos veículos - algo difícil de ser feito atualmente. E, ainda, a requalificação e construção de três passarelas no trecho. O custo inicial do alargamento era de R$ 145 milhões.
“A concretização do projeto de alargamento do trecho urbano da BR-232 representa um marco nas ações de fortalecimento da infraestrutura rodoviária de Pernambuco. Essa rodovia exerce papel fundamental no processo de integração entre o Recife e as cidades do interior, ela é responsável por grande parte do escoamento da produção de diversas cidades do Estado. Seu alargamento garantirá mais qualidade nas viagens”, afirmou a secretária Fernandha Batista.